Dias será o porta-bandeira na final da Paralimpíada

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Vinte sete vezes medalhista em Paralimpíadas (sendo 14 dessas de ouro) e encerrando sua carreira em Tóquio, o nadador Daniel Dias foi anunciado na madrugada desta sexta-feira, 3, como o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos, que acontece no próximo domingo, dia 5, no Estádio Olímpico.

O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, em coletiva de imprensa.

“O porta-bandeira do Brasil, como não poderia deixar de ser, é uma homenagem ao maior de toda a história, o maior atleta da natação paralímpica mundial. O porta-bandeira que conduzirá o pavilhão brasileiro será o Daniel Dias”, avisou Mizael.

Daniel conquistou três medalhas nessa edição das Paralimpíadas, todas de bronze: nos 200 metros livre, 100 metros livre e revezamento 4x50m livre misto.

O ato de carregar a bandeira do Brasil não é inédito para o nadador. Em Pequim 2008 ele também foi o porta-bandeira do encerramento, e em Londres 2012 desfilou na abertura.

Aos 33 anos, Daniel possui deficiência nos membros superiores e na perna direita. Descobriu o esporte assistindo ao nadador Clodoaldo Silva em 2004, outra grande referência na natação paralímpica do Brasil, e não parou mais.

Durante sua carreira conquistou as 27 medalhas paralímpicas, 42 medalhas em mundiais e 31 medalhas em Para-PanAmericanos (sendo todas de ouro).

Fora das piscinas, Daniel é membro do Conselho Nacional de Atletas e da Assembleia Geral do CPB, além de administrar o Instituto Daniel Dias desde 2014.

Após sua aposentadoria, também integrará a Academia Laureus, que seleciona os ganhadores do ‘Oscar do Esporte’.

Mais lidas

Toffoli confirma presença de diretor do BC...
Bolsonaro fará novo procedimento para cont...
Avião de pequeno porte cai na orla de Copa...
...