ESPECIAL – CEILÂNDIA 50 ANOS: TIA JOANA É PORTO SEGURO DE FAMÍLIAS FRAGILIZADAS HÁ 40 ANOS

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Ela toca uma instituição de atendimento social referência para a comunidade ceilandense

 

Quem não conhece a Tia Joana de Ceilândia? Se você é um que não conhece, será sempre convidado e bem-vindo na Associação Casa de Apoio à Comunidade de Ceilândia (ACAC).

Joana D’Arc de Jesus, é uma senhora bastante conhecida dos ceilandenses, principalmente, aqueles que precisam de uma força. Não só de uma força, de apoio acolhedor e porto seguro de muitas famílias fragilizadas socialmente. A Tia Joana, como é mais conhecida, sabe muito bem a importância de seu trabalho exponencial para a comunidade.

Por isso, o Tudo OK Notícias não poderia deixar de ouvir Tia Joana, no aniversário de Ceilândia, que concedeu entrevista sempre atenciosa e proporcionando um papo agradável, nesta sexta (26).

Ela contou como foi a criação da ACAC na cidade, marcada por muitos desafios. Por isso, nas palavras da senhora, exemplo de acolhimento do próximo, “a criação da ACAC se confunde com a criação de Ceilândia”.

Tia Joana contou que a pioneira Dona Leonora, (in memorian) – veio da Vila API para Ceilândia e na porta da sua casa, onde era só poeira e lama, distribuía pratos de comida a quem estava com fome. “Assim nasceu a nossa ACAC, e vem sendo mantida como um legado de família”, frisa. A Tia Joana é filha da Dona Leonora.

A senhora simpática e sempre acolhedora tem uma visão do que foi Ceilândia e a intervenção da ACAC. Já quanto ao futuro, tem expectativa positiva para Ceilândia ao lado das ações da ACAC, como ela diz se confundem a partir do momento do nascimento.

Desde o início a ACAC, junto à comunidade e suas famílias, a associação se fez presente para que a fome não pudesse alcançar às famílias do Terceiro Setor. “Temos assistência e gestão públicas para as famílias desamparadas ou à margem da sociedade.”

Em termos de futuro, Tia Joana projeta crescimento da atuação da ACAC.

“Ser referência em ensino, pesquisa e assistência de qualidade, para formação e atuação do Social de média e alta complexidade, integrado às redes de ajuda humana, com gestão participativa, transparente e sustentável, ampliação dos cenários de prática interprofissional e comunicação efetiva com a sociedade.”

A ACAC, hoje tem importância conhecidíssima pela população de Ceilândia, quanto à assistência social.  Entidade civil e sem fins lucrativos, atua, na cidade do DF, há mais de 40 anos, desse total, há cerca de 10 anos, dona Leonora viu a criação de Ceilândia.

Possui milhares de famílias necessitadas cadastradas e continua executando serviços de apoio às comunidades carentes, crianças, adolescentes, deficientes físicos, garantindo ao máximo, conforme nossas possibilidades, uma qualidade de vida humanamente favorável para suprir várias necessidades de atendimentos”

Emergencialmente, a ACAC promove doações de cestas-básicas, verduras, remédios, sopa duas vezes por semana, para mais de 800 porções, encaminhamentos para matrículas escolares no GDF, base social da comunidade, triagem também para abrigos e casas de apoio para as comunidades doentes e sem um lar.

Como se observa, a gama de ajuda às pessoas que, realmente, necessitam e precisam de apoio é bastante abrangente.

Além disso, a ACAC realiza triagens e conta com profissionais de diversos profissionais. Entre eles, advogados, psicólogos, psiquiátricos, clínicos geral e nutricionistas. “Trabalham, nos auxiliando, voluntariamente, juntamente com empresários que doam conforme suas possibilidades, proferindo diversas palestras e participações em ações comunitárias junto à comunidade”, explicou Tia Joana.

 

Tudo OK Notícias quis saber qual mensagem a senhora escreveria no cartão de aniversário dos 50 anos de Ceilândia:

 

“Ceilândia, que saibamos ter em nosso dia a dia:  determinação, dignidade e dedicação, assumindo a responsabilidade pelas decisões que tomarmos para o futuro de nossas crianças.

 

Foto ilustrativa: Milkos by Getty Images

Ceilândia te amamos!

Feliz 50 anos!!!

Equipe

ACAC – Associação Casa de Apoio à Comunidade de Ceilândia.”

Mais lidas

A conta @gabrielar702
Últimos dias para se inscrever nos Prêmios...
Faculdade Senac com até 25% de desconto em...
...