Equipe de Lady Gaga diz ter descoberto ameaça de bomba pela imprensa após show no Rio

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Reprodução TV Globo

Polícia Civil e Ministério da Justiça informaram que operação evitou ataque com explosivos em apresentação de Lady Gaga; equipe da cantora afirma que não foi alertada previamente

Após o anúncio da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Ministério da Justiça sobre a frustração de um possível atentado com bomba durante o show de Lady Gaga em Copacabana, no último sábado (3), a equipe da cantora emitiu uma nota afirmando que só soube da ameaça pela imprensa, já no domingo (4).

Em declaração à agência Associated Press (AP), um porta-voz da artista afirmou que “tanto Lady Gaga quanto sua equipe tomaram conhecimento dessa suposta ameaça através de informações da imprensa nesta manhã”. Ele acrescentou que “antes e durante o espetáculo, não houve preocupações de segurança conhecidas, nenhuma comunicação por parte da polícia ou das autoridades a Lady Gaga sobre possíveis riscos”.

O representante da cantora também destacou que a equipe trabalhou em conjunto com as autoridades locais durante todo o planejamento e execução do show, e que “todas as partes confiavam nas medidas de segurança implementadas”.

Operação Fake Monster

A investigação que resultou no impedimento do possível ataque foi batizada de Fake Monster, em referência aos fãs da cantora, conhecidos como little monsters. Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, os suspeitos planejavam atentados coordenados com o uso de explosivos improvisados e coquetéis molotov.

As ações criminosas teriam sido organizadas por meio da internet, com recrutamento de participantes, inclusive adolescentes, que tratavam o plano como um “desafio coletivo” em busca de notoriedade nas redes sociais. O grupo propagava discursos de ódio, especialmente contra crianças, adolescentes e a população LGBTQIA+.

No âmbito da operação, a Polícia Civil de São Paulo cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, entre eles o de um adolescente de 16 anos localizado em São Vicente, litoral paulista. Ele admitiu autoria de parte das mensagens de ódio veiculadas online.

Na residência do jovem, no bairro Vila Jockey Clube, foram apreendidos um computador, um celular, um HD externo, um cartão de memória e um videogame. O adolescente foi liberado na presença do pai.

O maior show da carreira de Lady Gaga

Com uma estimativa de 2,1 milhões de pessoas presentes, segundo dados da prefeitura, da organização do evento e das forças de segurança, o show de Lady Gaga na praia de Copacabana entrou para a história como o maior da carreira da cantora.

A apresentação teve uma performance teatral intensa, com várias trocas de figurino e sucessos interpretados ao vivo. Gaga também emocionou o público com declarações de carinho ao Brasil e pedidos de desculpas por ter adiado sua vinda em outras ocasiões.

O evento teve ampla repercussão internacional, tanto pela grandiosidade quanto pela revelação posterior do suposto plano de ataque frustrado pelas autoridades.

Mais lidas

Pepa celebra avanços no saneamento em Plan...
ABBP reage: CPI de Veras ameaça imprensa l...
Equipe de Lady Gaga diz ter descoberto ame...
...