Entrega de 5,8 milhões de doses da AstraZeneca ao Ministério é nesta sexta

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
A vial of the AstraZeneca vaccine pictured at the Covid vaccination centre at Park Spoor Oost, in Antwerp, Tuesday 23 March 2021. BELGA PHOTO DIRK WAEM. No Use Belgium.

 

Está prevista para esta sexta-feira (28) a entrega de 5,8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford. As doses, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz, serão entregues ao Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das doses para todo o país.

Essa remessa de vacinas prevista para ser entregue hoje não faz parte dos lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) que chegaram no último sábado (22), importados da China. A Fiocruz explica que a produção com esses IFAs passaria por um processo de três dias para descongelamento e depois, ainda ficaria cerca de 20 dias no controle de qualidade.

Na semana passada, a produção da vacina precisou ser interrompida por cinco dias, devido a falta de matéria prima.

A expectativa agora é para a assinatura do contrato de transferência de tecnologia entre a farmacêutica inglesa AstraZeneca e a Fiocruz, que está prevista para o dia primeiro de junho.

A data foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última quarta-feira (26), durante audiência conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

O acordo vai possibilitar que o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), material necessário para produção da vacina contra a Covid-19, seja fabricado pela fundação. Se, a assinatura do contrato se confirmar, a partir de outubro, a Fiocruz garante que terá condições de fornecer vacina 100% nacional em larga escala.

Mais lidas

Sesc Estação Blues agita Brasília com show...
Senadora Damares reforça atuação contra le...
CFT pede impugnação de edital do novo conc...
...