Evento terá exposição e comercialização de produtos assinados por participantes de oficinas, palestras e apresentação de resultados
Para celebrar o sucesso da Casa de Criatividade e Inovação, o IECAP (Instituto de Educação, Esportes, Cultura e Artes Populares) e a Secretaria de Juventude do Distrito Federal, responsáveis pelo projeto, realizarão um grande encontro festivo, na quarta 27, no Auditório da FAP/DF, no Centro Tecnológico da Granja do Torto. Na ocasião serão apresentados os resultados das oficinas oferecidas, gratuitamente, pela Casa de Criatividade e Inovação a 251 jovens de Samambaia e da Estrutural.
“Foram centenas de alunos que aprenderam e trocaram com grandes nomes do mercado nacional como o artesão Babá Santana e o estilista Ronaldo Fraga e jovens artistas e empreendedores da nossa cidade, como os grafiteiros Neew e Yong e o videomaker Enzo Nogueira. As pessoas vão se surpreender com o que elas produziram a partir das oficinas de Doces, Grafite, Vídeo de Bolso e Papel Marche”, revela Renata Oliveira, presidente do IECAP.
O encontro terá início com a palestra Economia Emocional, conduzida por Mirian Rocha, especialista em economia criativa, colaborativa e compartilhada e, também, curadora do projeto. “Será uma oportunidade para os alunos apurarem o olhar e ver o seu produto agregado a um Coletivo de produção e comercialização. Afinal o objetivo das oficinas não foi apenas compartilhar um novo saber, e sim promover o estímulo à inovação e ao empreendedorismo”, afirma Mirian.
Os participantes também poderão compartilhar da experiência de dois jovens empresários que, apoiados pelo Sebrae, desenvolveram suas ideias e estão no mercado fazendo sucesso. Além disso, o Sebrae DF, parceiro da iniciativa, promoverá uma palestra sobre E-Commerce, para garantir aos jovens, artistas e empreendedores, um conhecimento adicional sobre o mercado.
Em sintonia com os interesses e universo da faixa etária dos alunos, o evento convidou influenciadoras digitais para abordar suas experiências. Estarão presentes Vanessa Campos, jornalista, Lifestyle e terapeuta sistêmica e Mari Alves, do blog Vida Leve. Na programação, espaço, ainda, para a psicóloga Andrea Chaves que desenvolverá a temática “Capacitar e Nutrir Vidas”, interagindo com os alunos em prol de uma reflexão sobre a importância do equilíbrio emocional.
“A ideia é celebrar os resultados incríveis, principalmente aqueles obtidos com o estímulo aos jovens quanto à importância das manifestações artísticas também como fonte de renda. A missão do IECAP é oferecer novas oportunidades para virar vidas, o que continuaremos fazendo em mais um projeto em continuidade aos nossos esforços, o Coletivo Mixtura Criativa”, antecipa Renata.
EXPOSIÇÃO
O evento, voltado para os alunos participantes, agentes da sociedade, do poder público, do terceiro setor e mundo empresarial, contará com uma exposição para a comercialização da linha de produtos criados pelos alunos ao longo das oficinas. Destaque para os cachepôs em papel marchê que refletem a cara do brasil, bandejas com grafites em azulejo inspirados na obra de Athos Bulcão, camisetas e caixas de madeira.
CASA DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
O Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares – IECAP, é o responsável e idealizador do projeto denominado Casa da Criatividade e Inovação. A partir de experiências anteriores, o IECAP, criado em 2001, reuniu conhecimento e estrutura para tocar projetos que aproximam a política pública do Distrito Federal aos beneficiários finais. Assim, o saber e fazer de uma localidade se apresentam como ferramentas potencializadoras e agregadoras de resultados. As ações propostas no Casa de Criatividade seguem um roteiro que projeta resultados permanentes, ampliativos, e comprometido com as diretrizes da Política para Juventude do Distrito Federal, prospectando a criação de produtos, ocupação e renda.
O projeto “Casa de Criatividade e Inovação” objetiva a execução de trabalho junto a jovens em vulnerabilidade econômica, fomentando a ocupação e a renda de forma sustentável, preferencialmente, promovendo o empreendedorismo, a criatividade e o apoio à comercialização da produção dos grupos envolvidos, por meio de capacitação, atualização de tecnologias aplicadas ao mundo dos negócios e gestão comercial. Busca diminuir o grande distanciamento que, em virtude das dificuldades de acessibilidade predominantes em comunidades com as mais variadas classes sociais, dificulta e até inviabiliza a inserção desses jovens no mercado de trabalho.
A Casa de Criatividade e Inovação acredita no futuro construído através da economia colaborativa e do “co-criar” de ações que promovam a qualificação e geração de emprego e renda para esses jovens.