AO VIVO: Empresário José Ricardo Santana, que participou de “jantar da propina”, depõe na CPI

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O empresário José Ricardo Santana esteve à mesa do jantar em restaurante de Brasília, em 25 de fevereiro,  quando teria sido feito pedido de propina no episódio da oferta de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca pela empresa americana Davati. Por isso, será ouvido pela CPI, logo mais, nesta quinta (26), às 9h30.

 

Santana teve a quebra de seus sigilos aprovada na comissão. É ex-secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial cuja secretaria-executiva cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Confira o depoimento com transmissão da TV Senado:

 

O requerimento de convocação é do relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL). O senador justifica que Santana também tem ligação direta com Francisco Emerson Maximiano, seus sócios e empresas — entre elas, a Precisa Medicamentos.

“Há comprovação de que, juntamente com Maximiano e outros investigados, inclusive no mesmo voo, [Santana] foi à Índia tratar com a fabricante da Covaxin [vacina desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech]”, disse Calheiros.

Na última quinta-feira (19), Maximiano admitiu aos senadores que esteve quatro vezes na Índia. Ele disse que foi recebido pela embaixada brasileira em Nova Déli, mas se recusou a informar o que fez na representação diplomática.

Também preferiu o silêncio a esclarecer quem pagou as viagens e as estadias. O empresário não quis dizer por que José Ricardo Santana também viajou à Índia.

 

Mais lidas

BRB: o banco que canta parabéns com Brasília
BRB celebra 65 anos de Brasília com cartão...
Brasília Agora: Capital redescobre passado...
...