Quando o administrador tem muito a contar sobre o trabalho realizado é porque o comprometimento e a seriedade caminham paralelamente no dia a dia. É o caso do Administrador Regional do Paranoá, Serginho Bombeiro. Conheça as novidades em meio ao novo normal produzidas pelo gestor da importante regional do Distrito Federal.
O administrador do Paranoá, Sérgio Damaceno, mais conhecido como Serginho Bombeiro, há 14 anos esteve na mesma cadeira. Agora, em retorno indicado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, está com o mesmo empenho e cada vez mais motivado pelos resultados obtidos para a população da região.
O Paranoá completa 63 anos de vida intensa, no próximo dia 27.E, claro, a data não passará em branco, dentro dos protocolos e possibilidades que norteiam o combate à disseminação da pandemia do Covid-19, o chamado novo normal.
O Tudo Ok Notícias entrevistou, com exclusividade Serginho Bombeiro, No entanto, antes de entrar no que irá rolar na data festiva, o questionou sobre o que tem produzido em prol da população e como vem conquistando vitórias, em meio a muita luta diária, desde o início do mandato do governador Ibaneis Rocha.
Em se tratando da seriedade e do comprometimento com a função, Serginho Bombeiro conta que ele chega à Administração Regional às 6h e sai do trabalho puxado por volta das 21h. A ligação é direta com o vice-governador, não há padrinho, segundo ele.
Entre os parlamentares que têm ajudado na luta por um Paranoá melhor, o administrador citou os distritais Rafael Prudente, João Cardoso, que produziram e direcionaram emendas, cujos recursos ainda não chegaram para as benfeitorias necessárias.
Ele conta com apenas 30 servidores, o menor em número de colaborados das regionais do DF. “Mas eu não deixei a qualidade cair e numa região grande como é a do Paranoá, com a equipe enxuta.”
Serginho Bombeiro declarou que foi administrador do Paranoá há quatorze anos. Hoje há 44 praças na região com quadras poliesportivas e parquinhos. A grande parte dos dispositivos de esporte e lazer foram entregues na primeira passagem de Serginho na administração.
Em alguns casos, segundo ele, depois de 14 anos, infelizmente a tinta em equipamentos era a mesma pintada sob a sua administração. Grades de proteção das quadras no chão devido à própria deterioração do tempo. “Não pela deterioração dos usuários ou da população, mais pelo desgaste natural pelo tempo”, sublinhou.
Crateras com bananeiras
Ele recorda que no segundo dia de trabalho, no início do ano, empresários e moradores do Setor de Oficinas do Paranoá faziam manifestação “plantando bananeiras nas ruas, já que os buracos eram tão grandes”, nas ruas. Naquele momento, havia, aproximadamente, 2 mil buracos na cidade.
Atualmente, a quantidade de buracos é zero. “Os buracos que estamos tendo agora, nos últimos dias, foram feitos devido às obras da Caesb, que cava alguns buracos na cidade, mas não em função de buracos que nós e a Novacap não tapamos”, disse.
No entendimento do administrador, a região recebeu uma outra cidade, que é o Paranoá Parque. Onde moram 40 mil pessoas, que chegaram pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. São 8 mil ORE, de quase 9 mil apartamentos sem nenhum equipamento público. Ou seja, sem nenhuma escola, nenhum posto de saúde, sem UPA, sem os ônibus que também impactaram na comunidade.
“Nesse um ano e pouco, com o apoio do governador Ibaneis, estamos construindo uma UPA. Hoje, a população dali e do Paranoá vão ter um atendimento opcional, além do Hospital 24 horas. Vamos ter uma UBS, que está bem adiantado com seis equipes de Saúde da Família para atender a população. Em fase de licitação bem adiantada a construção da tão sonhada Escola Técnica para o Paranoá para que os jovens da cidade possam ter boa perspectiva”, detalhou Serginho.
Emendas
Além disso, o administrador informou que há projetos prontos, aguardando só recursos, que é o da revitalização da avenida principal do Paranoá. E também outro projeto referente à revitalização da Praça Central do Paranoá. “E estamos, mês a mês, fazendo a revitalização de todas a praças do Paranoá. Inclusive, hoje, lançamos pelo aniversário da cidade a reforma da Praça dos Pioneiros. Cuja última obra foi realizada, ainda no governo Cristovam Buarque, nos anos noventa. Cheguei lá, os pioneiros estavam na maior felicidade do mundo.”
No tocante violência, o cuidado mais recente a implementação de controle do horário de funcionamento dos bares surtiu efeito. De acordo com o administrador, reduzindo o número de homicídios na cidade.
Serginho ressaltou que o Paranoá não é somente a área urbana. O Paranoá se estende a 80 quilômetros. “Lá na divisa com Minas, é Paranoá. Somos a maior região do Distrito Federal em número de comunidades rurais. E detalhe, o ano passado e também nesse ano conseguimos patrolar, arrumar, todas as estradas rurais da nossa região, nunca tinha sido feito.”
Outro trabalho realizado por Serginho Bombeiro foi salvar vidas. Ele como bombeiro, tem orgulho em dizer que salvou vidas, com benfeitorias. Entre elas, informou que conseguiu acabar com o estacionamento Bela Vista, local que ficou conhecido pela frequência de usuárias de drogas, além de homicídios. “Os jovens não gostaram muito, mas era muito inseguro aquilo e também conseguimos colocar lâmpadas de LED e revitalizar a “Cracolândia do Paranoá”. Hoje, já não existe mais a “Cracolândia”, nós conseguimos acabar”, disse.
Comemoração de aniversário do Paranoá
Em tempos de novo normal, as comemorações do aniversário serão marcadas por mudanças de comportamento. Por exemplo, o bolo de aniversário da cidade será distribuído em pedaços embalados em papel alumínio na modalidade drive thru, ou seja entregue às pessoas no interior dos veículos, entre outras medidas de segurança de prevenção para a Covid-19, segundo Serginho Bombeiro. “Foram encomendados 240 kg de bolo para serem entregues no sistema de drive thru.”
A Administração Regional será palco de evento que contará com novidades. Tais como a inauguração do Locker. Trata-se do primeiro armário inteligente do Brasil, resultado da parceria entre a Administração e os Correios.
Corpo em forma
O espaço de malhação, localizado ao lado da quadra Franksmar, foi reformado e coberto e será inaugurado também no próximo dia 27. Além disso, os moradores do Paranoá poderão acompanhar tudo isso através da Live que será transmitida pelas contas do Facebook e do Instagram da Administração Regional do Paranoá.
O administrador aproveitou para dar importante recomendação, apesar da quede casos de Covid-19: “Todas as precações são necessárias neste momento, a pandemia ainda não acabou. Siga todos os protocolos de segurança, use máscara, higienize as mãos com álcool em gel e preserve vidas”, complementou.
Confira galeria de fotos. Algumas imagens foram produzidas antes da pandemia, por isso, as máscaras não estavam sendo utilizadas.