Repercussão da resposta de Elon Musk ao pedido de indenização bilionária
O magnata Elon Musk, proprietário do X, reagiu à investida de duas ONGs de esquerda no Brasil, que buscaram uma indenização de R$1 bilhão após críticas do empresário ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Em resposta a um jornalista que o questionou sobre o assunto com base na notícia sobre as ONGs, Musk escreveu: “Fale-me mais sobre essas ONGs”.
As ONGs Educafro e Instituto Fiscalização e Controle entraram com uma ação civil pública para exigir que o X pague a indenização, alegando violação de “direitos difusos e coletivos”. Elas afirmam que as declarações de Musk comprometem a autoridade do Poder Judiciário e abalam a confiança pública nas instituições democráticas.
Além da indenização, as ONGs buscam a inversão do ônus da prova e o bloqueio cautelar do capital social declarado pelo X no Brasil, que é de R$509 milhões. A ação também solicitou tutela de urgência, argumentando que a empresa poderia encerrar suas operações no país, o que tornaria inviáveis medidas sancionadoras.