Pesquisa demonstra reviravolta em candidaturas ao Palácio do Buriti, quatro candidaturas correm no primeiro pelotão na disputa pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nesta eleição.
Segundo pesquisa de opinião Real Time Big Data, divulgada pela TV Record no programa Balanço Geral DF, na votação estimulada, a candidata Eliana Pedrosa (Pros) tem 14% das intenções de voto, seguida pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) com 12% e Rogério Rosso (PSD) apoiado por 10%. Logo na sequência, Alberto Fraga (DEM) aparece com 9%.
O estudo apresenta margem de erro de 3 pontos percentuais negativos ou positivos. Por isso as quatro campanhas na ponta estão, tecnicamente, empatadas. O estudo ouviu 1.200 brasilienses nesta última segunda-feira (3). O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número DF-09917/2018.
Na votação espontânea, Rollemberg desponta com 8%. Pedrosa, Rosso e Alexandre Guerra (Novo) correm com 4%, enquanto Fraga tem 3%. A massa de eleitores indecisos e dispostos a votar branco ou nulo é gritante. Na pesquisa estimulada, nulos e brancos somam 11% e indecisos batem em 27%. Pelo estudo espontâneo, nulos e brancos repetem 11%, mas os indecisos disparam para 61%.
Aos poucos os eleitores de Brasília que estavam indecisos, vem acompanhando a propaganda eleitoral no rádio e TV elegendo as melhores propostas. O resultado foi a queda dos candidatos de ponta a ascensão de Alberto Fraga, que na arrancada em primeiro turno conseguiu aumentar 3 pontos após a consolidação de sua candidatura.
Segundo pesquisa o programa eleitoral na TV e no rádio está sendo acompanhado pela maioria dos eleitores indecisos que estão formando opinião e fazendo mexer com os resultados das pesquisas.
Votação estimulada
Eliana Pedrosa (Pros) 14%
Rodrigo Rollemberg (PSB) 12%
Rogério Rosso (PSD) 10%
Alberto Fraga (DEM) 9%
Alexandre Guerra (NOVO) 5%
General Paulo Chagas (PRP) 4%
Miragaya (PT) 4%
Ibaneis (MDB) 3%
Fátima Sousa (PSOL) 1%
Nulo / Branco 11%
Indecisos 27%
Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO) não foram citados
Votação espontânea
Rodrigo Rollemberg (PSB) 8%
Eliana Pedrosa (Pros) 4%
Rogério Rosso (PSD) 4%
Alexandre Guerra (NOVO) 4%
Alberto Fraga (DEM) 3%
General Paulo Chagas (PRP) 2%
Miragaya (PT) 1%
Nulo / Branco 11%
Indecisos 61%
Rejeição
Rodrigo Rollemberg (PSB) 45%
Alberto Fraga (DEM) 29%
Miragaya (PT) 26%
Eliana Pedrosa (Pros) 24%
General Paulo Chagas (PRP) 15%
Rogério Rosso (PSD) 14%
Fátima Sousa (PSOL) 12%
Ibaneis (MDB) 11%
Alexandre Guerra (NOVO) 11%
Renan Rosa (PCO) 10%
Guillen (PSTU) 10%
Fonte: Brasília de Fato