Guarda Janio alerta a importância da campanha maio amarelo, que carrega o slogan ‘juntos salvamos vidas’ e apresenta algumas atitudes que devem ser adotadas
Com mais de 1,9 milhões de veículos circulando pelas vias do Distrito Federal, a segurança no trânsito é uma pauta fundamental. No período de janeiro a dezembro de 2021, foram registrados 169 óbitos por acidentes nas vias da capital. Para modificar esse cenário é fundamental que inicialmente se tenha mais instrução e conscientização no trânsito e possa ser colocado em prática na rotina de tráfego.
“A segurança no trânsito é uma das minhas principais bandeiras. E acredito que cuidar para tornar esse ambiente mais seguro é um dever de todos, motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas”, explica Janio.
No cotidiano podemos realizar atitudes que melhoram o trânsito ao nosso redor, dentre elas, a mais importante é a comunicação entre pedestre e motorista. Quando há a intenção de atravessar na faixa, sinalize e aguarde os veículos pararem completamente. Pelo condutor, quando visualiza a intenção do pedestre e realiza a parada, sinalize para que os outros condutores atentem a travessia.
“Já coloquei faixas de conscientização no Centro de Taguatinga, distribuí cartões e flores como advertência e elogio, desenvolvi palestras e peças teatrais para crianças e jovens. Acredito que só a educação pode transformar nossa realidade e levar paz ao trânsito”, conclui Guarda Janio.