Educação antirracista em destaque: Alunos da rede pública do DF fortalecem o combate ao racismo

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília

 

Centro de Ensino Médio 2 de Ceilândia Encerra Semana de Conscientização com Festival de Atividades

 

 

Na rede pública de educação do Distrito Federal, a educação antirracista não é apenas uma pauta eventual, mas sim uma presença constante na vida dos estudantes. Em especial, para celebrar o Dia da Consciência Negra, as atividades ganham ainda mais destaque. No último sábado (18), o Centro de Ensino Médio 2 (CEM 02) de Ceilândia concluiu uma semana de conscientização com um festival de apresentações dos estudantes sobre o racismo.

 

 

Luiz Jesus, supervisor pedagógico, destaca a diversidade de temas abordados pelos estudantes: “Foram desenvolvidos trabalhos abordando temas como o racismo estrutural, a importância do negro na mídia, as questões relacionadas às cotas e ao racismo recreativo que, muitas vezes visto como brincadeiras inofensivas, pode, no entanto, ferir uma pessoa.”

 

 

O diretor do CEM 02, Eliel de Aquino, ressalta que o debate sobre a promoção de uma educação antirracista na escola é uma tradição anual, despertando grande interesse entre os estudantes. “Os alunos participam muito, e trazemos para o debate a história dos negros e negras. O ambiente na escola melhorou bastante, os alunos sentem que têm lugar de fala com bastante respeito.”

 

 

A aluna Sophia Emanuelly Martins, do 1º ano, compartilhou uma apresentação sobre o racismo estrutural e institucional, destacando como o tema afeta a vida das pessoas. “É muito importante a escola discutir esse tema entre os jovens”, afirma. Ana Flávia Dias, estudante do 2º ano, enfatiza a importância de discutir o racismo em todos os espaços: “Quando falamos sobre racismo as pessoas acham que não existe mais, mas ele persiste, é estrutural e precisamos falar sobre isso.”

 

 

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, busca conscientizar a sociedade sobre a contribuição da cultura negra e a luta contra o racismo. A data foi oficializada como Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra pela lei 12.519, em 10 de novembro de 2011.

 

 

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

FONTE DE RECURSOS FINANCEIROS PARA SOCORRE...
Última chance: Renegocie dívidas no Desenr...
1.942 municípios em risco de desastres no ...
...