Eduardo Bolsonaro ataca Moraes e desafia STF em vídeo com ameaças
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo em seu perfil no Instagram, na última quinta-feira (10), com ataques e ameaças diretas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No vídeo, gravado nos Estados Unidos, onde está licenciado, Eduardo desafia o ministro a incluir o ex-presidente Donald Trump no inquérito das fake news.
Sem medir palavras, o filho do ex-presidente chamou Moraes de “frouxo”, “sem coragem” e “com medo” do líder americano. “Por que o senhor não faz com Trump o que fez comigo, com Allan dos Santos, com Elon Musk? Coloca ele no inquérito das fake news”, ironizou o deputado.
Eduardo também ameaçou dizendo que Trump pode retaliar o ministro, citando a Lei Magnitsky, que permite aos EUA aplicar sanções a autoridades estrangeiras acusadas de violar direitos humanos. Segundo ele, a medida poderia atingir a esposa de Moraes, o delegado da PF Fábio Shor e até a Procuradoria-Geral da República (PGR).
O parlamentar está sendo investigado por tentar provocar o governo americano a sancionar autoridades brasileiras, o que pode configurar crime contra a soberania nacional. Em seus discursos, Eduardo defende a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro e faz apelos constantes a Trump por “intervenção”.
Até o momento, o ministro Alexandre de Moraes não se manifestou. A assessoria do STF foi procurada e o espaço segue aberto para posicionamento.