Eduardo Bolsonaro ameaça sanções contra Congresso e STF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

 

Eduardo Bolsonaro ameaça aplicação da Lei Magnitsky contra ministros brasileiros e ataca presidentes do Congresso

 

 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) lançou, nesta sexta-feira (25), novas ameaças envolvendo sanções internacionais contra autoridades brasileiras, ao afirmar que os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também podem ser alvo de restrições do governo dos Estados Unidos. As declarações ocorrem na esteira da suspensão de vistos imposta pelo governo americano a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo Alexandre de Moraes.

Em entrevista ao programa Oeste com Elas, enquanto está nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro disse que, caso o Brasil não avance com pautas como a anistia e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, “a coisa ficará ruim”. Para ele, Davi Alcolumbre e Hugo Motta estariam “no foco” do governo americano, podendo sofrer sanções caso não “não deem respaldo ao regime”.

O deputado também afirmou que a Lei Magnitsky — legislação americana que permite punir estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos — deve ser aplicada contra Alexandre de Moraes ainda nesta sexta-feira. Eduardo declarou que o ex-presidente Donald Trump teria “um arsenal na mesa” para impor medidas ainda mais severas, e que a eventual punição contra Moraes seria apenas “mais um capítulo dessa novela”.

A postura do parlamentar levanta sérias preocupações sobre a ingerência externa e a tentativa de pressão política sobre as instituições brasileiras, ao mesmo tempo em que alimenta o clima de conflito institucional e deslegitimação de órgãos do Judiciário.

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro em Washington estariam aguardando a aplicação das sanções ainda nesta sexta, segundo apuração da jornalista Natuza Nery, da GloboNews.

Mais lidas

Michelle chama ministro de “mentiroso” por...
Eduardo Bolsonaro ameaça sanções contra Co...
Marcos do Val nega fuga e aparece nos EUA
...