Tesouro Nacional sofre ataque hacker na noite de sexta (13)

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

O sistema interno da secretaria do Tesouro Nacional sofreu um ataque hacker na noite desta sexta-feira (13). Segundo nota do Ministério da Economia, o ataque de ransomware foi identificado e medidas de contenção foram imediatamente aplicadas ao sistema.

Ransomware é um tipo de malware (software malicioso) utilizado por cibercriminosos. Se um computador ou rede for infectado com ransomware, o ransomware bloqueia o acesso ao sistema ou criptografa os dados. Um ataque de ransomware pode, portanto, ter como alvo tanto indivíduos como empresas privadas ou estatais.

A Polícia Federal (PF) também foi acionada pela pasta. Os efeitos do ataque ainda estão sendo avaliados pelos especialistas da secretaria do Tesouro Nacional e da secretaria de Governo Digital.

Em avaliação inicial, segundo a nota, a ação dos hackers não gerou danos aos sistemas.

“Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas.
Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência”, completa a nota do Ministério da Economia, emitida neste sábado (14).

Mais lidas

Diretor de Itaipu destaca importância do c...
Sesc-DF celebra “Novo Tempo” com sede icôn...
STF mantém prisão e prazo de recursos de B...
...