“É uma beleza que todos precisam conhecer”, diz Gracinha Caiado ao visitar o Parque Nacional das Emas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Primeira-dama esteve na reserva de 132 mil hectares na divisa dos municípios de Mineiros e Chapadão do Céu, na região Sudoeste do Estado, ao lado dos titulares das Secretarias de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis e da Retomada, César Moura. Uma das atrações do local é o fenômeno natural da bioluminescência, um show de luzes esverdeadas em cupinzeiros que, em área terrestre em todo planeta, só ocorre em Goiás

 

 

A primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado, visitou na última quarta-feira (28/10), durante ações no Sudoeste do Estado, o Parque Nacional das Emas, maior reserva de Cerrado do país, na divisa dos municípios de Mineiros e Chapadão do Céu. A passagem pelo local foi para conhecer a biodiversidade da fauna e flora e o fenômeno natural da bioluminescência, evento único nos meses de outubro e novembro e, que, em área terrestre em todo planeta, só ocorre em Goiás. A intenção do Governo de Goiás é contribuir para levar ao conhecimento de todos as belezas da região.

Gracinha, que estava acompanhada dos secretários Andréa Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e César Moura (Retomada), destacou que o Cerrado goiano é cheio de riquezas naturais, com várias espécies de plantas, aves e animais, alguns, inclusive, com risco de extinção. “O parque é maravilhoso. Estamos presenciando aqui araras, veados e gaviões. É uma beleza que todos precisam vir conhecer. E essa maravilha fica aqui no Estado, com acesso por Mineiros ou Chapadão do Céu”, explicou.

A coordenadora do GPS esclareceu ainda que a reserva é de administração federal, mas que o Estado de Goiás busca contribuir em sua divulgação e ressaltar a importância da conscientização de preservação de áreas como a do parque.

O passeio foi guiado por Graziele Martins Carneiro, condutora da Associação de Guias de Turismo Filhos do Cerrado, que enalteceu a presença de Gracinha Caiado, por ser a primeira vez que uma primeira-dama vai até a reserva, que tem 132 mil hectares. Ela explica que o parque atrai muitos interessados em ver de perto diversos animais. “E há uma grande possibilidade pela imensidão da área. O parque é rota internacional de observadores de aves. Tem aves que são endêmicas, encontradas só aqui”, lembrou.

Um grande atrativo na reserva é a contemplação de um fenômeno raro, a bioluminescência. Ele é provocado pelas larvas de vagalume, depositadas em milhares de cupinzeiros, que nesse período mais úmido, emitem uma luz esverdeada que brilha e atrai diversos insetos e até cupins para fazer a sua alimentação. Mesmo com a insistência da chuva, Gracinha Caiado fez questão de se aproximar e ver de perto o cenário mágico que se estende por uma grande área do Parque Nacional das Emas.

“É maravilhoso presenciar isso. Estamos embaixo de chuva, mas é uma coisa que vale a pena vir e ver de perto. É impressionante presenciar esse fenômeno”, incentivou Gracinha Caiado. “Fiquei deslumbrada com o que eu vi. É um Cerrado muito diferenciado”, completou Andréa Vulcanis.

A titular da Semad destacou, ainda, que na região há uma coordenação entre as riquezas naturais e a atividade produtiva. “Que todos possam reconhecer o parque e, ao mesmo tempo, entender que é uma dinâmica econômica que acontece no entorno com a atividade rural, principalmente. E convivem em harmonia graças a todo o trabalho que a gente vem fazendo aqui”, pontuou.

No parque, a primeira-dama ainda fez um passeio de boia cross no Rio Formoso, outra atração no local. O percurso dura cerca de 30 minutos em uma área de beleza intocável, com vegetação de mata ciliar bem preservada. “São águas calmas, onde você pode encontrar diversos animais. Como a água é muito limpa, podemos ver o fundo do rio e alguns peixes. É um passeio de contemplação”, descreve Thiago Moura Naves, outro condutor da reserva.

A região recebe cerca de 3 mil visitantes por ano, a maior parte, estrangeiros. São pessoas interessadas em acampar e universitários que buscam conhecer a biodiversidade do Cerrado. De acordo com o chefe do Parque Nacional das Emas, Marcos da Silva Cunha, está sendo feito um planejamento para oferecer mais infraestrutura para atrair até 10 mil visitantes por ano no local. A atuação recebe o apoio da Goiás Turismo. “Incentiva as prefeituras e as empresas privadas a alavancar o turismo”, afirmou.

Marcos também ressaltou que a ida da primeira-dama Gracinha Caiado e dos secretários prestigia o parque não só na área do turismo como também no aspecto da conservação. “E não só o Parque Nacional das Emas, como outros que têm no Estado de Goiás, que são de muita importância para a humanidade. Aqui é um Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco). Temos esse papel importante de preservação da natureza e desse bioma.”

Fotos: Cristiano Borges/Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Mais lidas

Projeto Na Sua Hora leva serviços públicos...
Governo de Goiás age com firmeza contra de...
Vila Sertões abre em Goiânia com atrações ...
...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.