Praça Internacional da Paz valoriza o lazer, a economia criativa e o meio ambiente no coração de Brasília
Novo cartão-postal do Distrito Federal, a Praça Internacional da Paz, localizada no Setor de Embaixadas Norte, agrega lazer, sustentabilidade e inovação urbana ao ser integrada ao Parque Internacional da Paz – parte do maior projeto de drenagem pluvial da capital, o Drenar DF. Com estacionamento para 42 veículos, áreas acessíveis e espaços destinados a food trucks, o espaço foi planejado para fomentar a economia criativa e o convívio social da população.
Idealizada para ser um ponto de encontro e contemplação, a praça já se destaca pelo paisagismo, mobiliário urbano moderno e iluminação eficiente. Ao todo, foram instalados nove postes de luz em LED, incluindo quatro de grande porte com pétalas luminosas, garantindo segurança e conforto para os frequentadores. O investimento total na construção da praça foi de R$ 2,2 milhões, com geração de aproximadamente 200 empregos diretos e indiretos.
“Esse projeto traz mais lazer e qualidade de vida para a região, agregando também no turismo. Será um local bacana para tirar fotos, aproveitar o final de tarde e até mesmo apreciar o pôr do sol”, destaca o administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio.
O projeto urbanístico é fruto da parceria entre a Terracap e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), seguindo todas as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre os elementos arquitetônicos, estão bancos em formato de pentágono com acabamento em fulget – revestimento antiderrapante e durável –, paraciclos, lixeiras, calçadas acessíveis e 3 mil m² de piso em pedras portuguesas, conectando Brasília ao patrimônio cultural de outras regiões brasileiras.
Além de proporcionar lazer, a praça também cumpre uma importante função ambiental. A bacia de detenção instalada no local atuará como filtro natural, retendo resíduos sólidos antes que as águas pluviais sejam escoadas ao Lago Paranoá. “O Drenar DF trará qualidade para a água que chega ao Paranoá, com descarga mais suave, em menor volume e sem lixo”, afirma o presidente da Terracap, Izidio Santos.
A rede de drenagem começa nas proximidades da Arena BRB Mané Garrincha e segue até o Lago Paranoá, passando por diversas quadras da Asa Norte. A primeira etapa da obra está concluída, e a segunda fase, que abrangerá as quadras até a 414 Norte, já está em análise na Novacap. Um terceiro projeto, em fase de estudo, atenderá as quadras de finais 15 e 16.
Combinando urbanismo, infraestrutura e valorização ambiental, a Praça Internacional da Paz é mais um exemplo do compromisso do Governo do Distrito Federal com uma cidade mais humana, funcional e sustentável.