Drenar DF avança para combater alagamentos em Brasília

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Obras avançam pelo subterrâneo: com os poços de visita, serviço é feito sem gerar incômodo para a população | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

 

O Drenar DF está em fase avançada de escavações para combater alagamentos em Brasília, com investimento de R$ 180 milhões e a utilização de tecnologias inovadoras

 

A escavação do trecho final do Drenar DF, maior programa de captação e escoamento de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF), segue avançando. Atualmente, duas frentes de trabalho simultâneas estão escavando 45 metros de solo, sendo 40,6 metros de solo rígido e 4,4 metros de solo menos rígido, com o objetivo de melhorar a infraestrutura da região e combater os recorrentes alagamentos.

O Drenar DF abrange cinco lotes que percorrem áreas estratégicas de Brasília, incluindo a Arena BRB, o Estádio Nacional Mané Garrincha, várias quadras da Asa Norte e vias importantes como as W3, W5 e o Eixão. Com um investimento de R$ 180 milhões, o programa tem como objetivo aumentar a capacidade de drenagem da cidade sem alterar a rede existente, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para a população.

Durante a escavação do segundo lote, foi encontrado um solo mais rígido do que o esperado, o que obrigou a troca de técnicas de escavação. Em vez de escavação manual, foram introduzidas escavadeiras e furadeiras hidráulicas para garantir maior eficiência. A metodologia de escavação, conhecida como tunnel liner, é uma tecnologia inovadora que evita a abertura de grandes valas, tornando o processo mais rápido e seguro.

O diretor-técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho, explicou que, a cada 46 cm escavados, são instaladas chapas de aço curvadas que sustentam o túnel de 3,60 metros de diâmetro. O processo inclui o uso de concreto projetado e argamassa de solo-cimento para garantir a estrutura do túnel.

Após a conclusão da primeira etapa, que abrange as quadras iniciais da Asa Norte, a Terracap já se prepara para a segunda fase do programa, que irá abranger as quadras 4 a 14 da Asa Norte. O material está em aprovação na Novacap e aguarda recursos para sua execução. O terceiro projeto, ainda em estudo, visa atender as quadras finais da Asa Norte.

Com a conclusão do Drenar DF, espera-se o fim dos alagamentos e enchentes que afetam a região durante o período de chuvas, garantindo mais tranquilidade para os moradores e maior eficiência no sistema de drenagem de águas pluviais.

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
...