Drenar DF: Asa Norte livre das enxurradas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Geovana Albuquerque / Agência Brasília

Obra histórica do GDF põe fim aos alagamentos na Asa Norte

As cenas de ruas alagadas e garagens inundadas na Asa Norte ficaram para trás. Neste sábado (29), o Governo do Distrito Federal inaugurou o Drenar DF, o maior sistema de captação e escoamento de águas pluviais da região. Com investimento de R$ 180 milhões, a estrutura resolve um problema histórico e ainda contribui para a preservação do Lago Paranoá.

Moradores comemoram a transformação. “É uma das grandes obras desse governo”, afirma João Roberto Amaral, corretor de imóveis. “Agora, os imóveis se valorizam e a insegurança das chuvas ficou no passado.” A contadora Eunice Malvare, da 209 Norte, compartilha o alívio: “Já notamos a diferença. A expectativa agora é virar essa página”.

A rede implantada tem 7,7 km de extensão e intercepta o sistema antigo em sete pontos estratégicos. Uma bacia de detenção de 96 mil m³ no Parque Urbano Internacional da Paz funciona como barreira natural para conter enxurradas e proteger o lago.

Além da drenagem, o local ganhou infraestrutura e áreas de lazer. Com investimento de R$ 2,2 milhões, o novo parque conta com ciclovia, praça, estacionamento, paisagismo e espaços para convívio e lazer – um novo cartão postal para Brasília.

Mais lidas

Bolsonaro enfrenta 6ª cirurgia e já planej...
Pavimentação da Vereda da Cruz promete tra...
Bruno Vale turbina o mandato e Dra. Jane d...
...