Drenar DF: a obra que fez Brasília respirar fundo

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Arte

 

Brasília ganha maior obra de drenagem da história como presente pelos 65 anos da cidade

No ano em que Brasília completa 65 anos, a capital do país recebe um presente histórico que marca uma nova fase em sua infraestrutura e qualidade de vida. O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu a maior obra de drenagem pluvial já realizada no DF, transformando uma antiga reivindicação da população em realidade. Com um investimento de R$ 180 milhões, o programa Drenar DF representa uma solução definitiva para os recorrentes alagamentos da Asa Norte e contribui de forma decisiva para a preservação do Lago Paranoá.

A conclusão da primeira etapa da obra é motivo de celebração entre os moradores da região, que, por anos, enfrentaram os transtornos causados pelas fortes chuvas. Agora, a satisfação é visível: a cidade avança, e a população colhe os frutos de uma obra que alia eficiência, sustentabilidade e bem-estar coletivo.

Foram construídos 7,7 quilômetros de sistema de drenagem subterrânea, com capacidade para comportar 96 mil metros cúbicos de água. Ao todo, a estrutura conta com 291 bocas de lobo e 108 poços de vista, além de ter gerado 450 empregos diretos — um impacto positivo também na economia local.

Mais do que resolver problemas estruturais históricos, o Drenar DF entregou à cidade um novo espaço de convivência: o Parque Internacional da Paz. Localizado na área beneficiada pela drenagem, o parque transforma concreto em acolhimento, oferecendo um ambiente de tranquilidade, lazer e mobilidade leve para os brasilienses. Um convite para respirar fundo, caminhar, pedalar e redescobrir Brasília com mais leveza.

A praça construída dentro do parque reforça o uso comunitário do espaço, com previsão de regulação da Administração do Plano Piloto para instalação de trailers e serviços, fortalecendo o caráter público e acessível da área.

Executado pela Terracap, o Drenar DF foi dividido em cinco lotes e projetado para duplicar a capacidade de escoamento da região sem a necessidade de alterações na rede existente. A rede de tubulações começa nas imediações da Arena BRB Mané Garrincha e segue até o Lago Paranoá, passando pelas quadras 902, 702, 302, 102, 202 e 402, além de cruzar importantes vias como a W3 Norte, o Eixão, a L2 Norte e a L4 Norte.

Com a entrega da primeira fase, que abrange as quadras iniciais da Asa Norte, a segunda etapa — que irá das quadras 4 e 5 até a 14 — está em fase de aprovação técnica pela Novacap e aguarda recursos para execução. Um terceiro projeto, em estudo, contemplará as quadras 15 e 16.

Neste aniversário de 65 anos, Brasília não apenas celebra sua história, mas também vislumbra o futuro. A entrega do Drenar DF é um marco de engenharia e sensibilidade urbana que reafirma o compromisso do GDF com uma capital mais segura, sustentável e preparada para os desafios do clima e do crescimento urbano.

Mais lidas

Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
Drenar DF: a obra que fez Brasília respira...
...