Doria se reúne com prefeitos para decidir sobre bloqueio total após megaferiadão

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

Os 90% de ocupação dos leitos hospitalares na capital paulista provoca mudança de estratégia em São Paulo. Essa semana será decisiva para o governo de São Paulo adotar ou não um bloqueio total mais rígido. O governador João Doria e o prefeito Bruno Covas tentam aumentar o isolamento social na cidade para evitar a decretação do confinamento obrigatório.

Nesta segunda-feira (25), João Doria vai fazer uma reunião por videoconferência com prefeitos do Estado de São Paulo para alinhar os próximos passos da contenção da pandemia.

O megaferiado foi a última cartada da prefeitura para aumentar o isolamento e evitar medidas mais restritivas na capital. No entanto, o resultado não foi o desejado.

O índice de isolamento social neste sábado ficou em 53%. No Estado, esse número foi ainda menor: de 51%. Ambos abaixo do mínimo necessário de 55%, estabelecido pelo Centro de Contingência para que o sistema público de saúde não entre em colapso.

Ao menos 13 hospitais de referência ao tratamento da covid-19 já estão com todos os leitos de UTI ocupados.

Com esse cenário, uma decisão sobre o bloqueio total será anunciada nesta quarta-feira. Um plano de confinamento obrigatório já está pronto e aguarda a decisão do governador.

Porém, a medida divide opiniões já que sua aplicação não é considerada fácil por membros do governo. Isso acontece porque há alguns empecilhos, como a ineficácia de um fechamento apenas na capital enquanto as cidades da Região Metropolitana continuariam abertas.

Além disso, segundo apuração da Jovem Pan, aplicar a medida apenas na cidade ou mesmo em todo o estado de São Paulo dificultaria a fiscalização e penalização para os infratores do isolamento.

Em entrevista à revista inglesa The Economist, Doria disse que para decretar lockdown precisaria de um contingente maior de policiais civis e militares na Região Metropolitana.

Segundo o Centro de Contingência ao Coronavírus, se o isolamento social não aumentar, a pandemia pode permanecer no Estado até o mês de outubro.

São Paulo registrou mais de 6 mil mortes por covid-19, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. O vírus infectou 80.558 pessoas em 505 municípios do Estado.

Mais lidas

Helicóptero com presidente do Irã cai no A...
Gabigol pede desculpas por usar camisa do ...
Inocentado após 12 Anos: DNA liberta jardi...
...