Governo paulista excluiu serviços da lista de essenciais e instituiu toque de recolher das 20h às 5h. Medidas entram em vigor no dia 15 e devem permanecer até 30 de março.
Na rede estadual de ensino, recessos de abril e outubro serão antecipados e escolas ficarão abertas apenas para oferta de merenda. Instituições particulares e municipais poderão operar com 35% da capacidade.
Nesta quinta-feira (11), poucas horas antes de mais uma coletiva do Governo do Estado de São Paulo sobre a pandemia da Covid-19 , o governador João Doria confirmou que irá aumentar as restrições a partir deste sábado (13), no que foi considerado por ele uma “decisão impopular, difícil e dura” e que “nenhum governante gosta de tomar”.
Com isso, a expectativa é de que mais comércios entrem na lista de proibições, assim como os cultos em igrejas e templos, que haviam sido liberados recentemente para permanecerem abertos mesmo na Fase Vermelha do Plano São Paulo. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o pacote com todas as novas regras ainda está sendo fechado por Doria .
Além disso, existia a possibilidade de paralisação das competições esportivas em todo o estado, o que afetaria diretamente a continuidade do Campeonato Paulista e de outros jogos na região.
“Vou honrar o cargo que ocupo, mesmo que isso custe minha popularidade. Vocês me elegeram para cuidar de vocês, não para cuidar de mim”, afirmou. “Nossos hospitais estão chegando no limite máximo de ocupação. Temos de adotar medidas mais duras de distanciamento social”, afirmou Doria .
De acordo com a colunista Vera Magalhães, no Globo, outras restrições como o fechamento de escolas públicas a privadas, cujo funcionamento parcialmente presencial era defendido até então pela secretaria de educação do estado, também deve ocorrer.
Novas restrições:
- Atividades religiosas, como missas e cultos, não podem mais ocorrer presencialmente, mas igrejas permanecem abertas.
- Campeonatos esportivos profissionais, como jogos de futebol, ficam suspensos.
- Lojas de material de construção não poderão abrir
- Teletrabalho obrigatório para todas atividades administrativas não essenciais
- Comércios e restaurantes não poderão operar com serviço de retirada presencial, apenas delivery (24h) ou drive-thru (das 5h às 20h)
- Proibição do uso de parques e praias em todo o estado
- Toque de recolher das 20h às 5h em todo o estado
- Antecipação do recesso escolar na rede estadual
Novas recomendações:
- Sugestão de escalonamento do horário de entrada de funcionários da indústria (das 5h às 7h), do comércio (das 9h às 11h) e do setor de serviços (das 7h às 9h) para evitar aglomerações no transporte público
- Uso de máscara em ambientes internos, inclusive entre familiares de residências diferentes
- Redução das atividades presenciais nas escolas ao mínimo possível