O filme “O Artista e a Arte de se Reinventar”, é produzido por estudantes das oficinas de capacitação audiovisual do Projeto Cultura In Movimento
“O Artista e a Arte de se Reinventar” é o tema do documentário produzido pelos alunos do Projeto Cultura In Movimento que, desde julho, oferece capacitação gratuita em comunicação audiovisual. O filme retrata as histórias de dificuldade e de superação, vivenciadas pelos artistas do Distrito Federal na fase mais restritiva da pandemia de covid-19, e faz parte da última etapa da qualificação.
Com o doc, os participantes das oficinas terão a oportunidade de vivenciar, na prática, tudo aquilo que aprenderam durante quatro meses.
A captação de imagens para o documentário começou na segunda-feira (8), e o resultado será apresentado no dia 19 de novembro, data de encerramento do projeto. O filme retrata as histórias de artistas da cidade, que contam como a interrupção das atividades afetou suas rotinas e as de seus familiares. Mais que as dificuldades, o documentário revela a capacidade de se reinventar, em meio à crise.
Um dos registros conta a história do artista plástico Julimar dos Santos, morador do Guará, que utilizou a tecnologia como sua aliada. “A gente teve que se reinventar, a gente fez até uma exposição on-line, que foi a Expon_line, que teve bastante sucesso na grande mídia. Era uma exposição por uma rede social e a gente idealizou como forma dos artistas venderem suas obras por meio de um leilão”, explicou.
Os artistas da Orquestra Popular Marafreboi também participam do filme. A primeira etapa da captação de imagens foi realizada em um dos cenários mais emblemáticos de Brasília, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 308 Sul.
Uma realização do Instituto Cultural Meninos de Ceilândia, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o projeto ofereceu formação gratuita a cerca de 1,2 mil estudantes, com idade entre 13 e 51 anos. Os workshops foram distribuídos em módulos semanais e as aulas foram ministradas remotamente.
De acordo com os organizadores do Cultura In Movimento, o projeto tem como objetivo capacitar novos profissionais para atuar no mercado audiovisual, ampliando as possibilidades de emprego e renda, em um dos segmentos que mais crescem: o do universo digital. Para conhecer um pouco mais sobre o programa, acesse: www.culturainmovimento.com.br.