TRT-10 estreia programa com Senac-DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Senac-DF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

TRT-10 recebe primeira turma do Programa Jovem Aprendiz em parceria com o Senac-DF

 

Por Bruna Marques

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) deu início, nesta segunda-feira (2), ao Programa Jovem Aprendiz, com a recepção da primeira turma de participantes. O evento foi realizado no Auditório Oswaldo Florêncio Neme, no Edifício-Sede do Tribunal, e marcou um passo importante na promoção da formação profissional de jovens no Distrito Federal.

Ao todo, 36 jovens aprendizes, com idades entre 14 e 24 anos incompletos, foram selecionados para atuar em 19 unidades administrativas e judiciais do TRT-10. As atividades práticas começam no dia 4 de fevereiro e serão acompanhadas por magistrados, gestores e servidores da instituição. O programa é voltado a estudantes regularmente matriculados no ensino formal e inscritos em cursos de qualificação profissional.

Instituído pela Portaria da Presidência nº 37/2025, o Programa Jovem Aprendiz do TRT-10 reforça o compromisso constitucional do Tribunal com a proteção da infância e da juventude, conforme o artigo 227 da Constituição Federal, ao estimular a permanência dos jovens na escola e facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

 

Como funciona

No modelo adotado, a G4F atua como empresa contratante, responsável pelos contratos de aprendizagem, pagamento de salários e encargos, além da matrícula dos jovens nos cursos profissionalizantes. O TRT-10 oferece o ambiente para a prática profissional e acompanha o desempenho dos aprendizes, com apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas e do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

Já a formação teórica é realizada pelo Senac-DF, por meio do Centro de Educação Profissional Jó Rufino e Carlos Aguiar, na unidade de Taguatinga. A instituição é responsável pelo acompanhamento pedagógico e pela certificação dos jovens ao final do programa, consolidando sua atuação como referência em educação profissional e aprendizagem no Distrito Federal.

Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, trata-se de uma parceria muito importante e que impacta direto da aprendizagem na vida dos jovens e tem um papel estratégico na formação desses jovens. “Hoje, 85% dos aprendizes formados pela instituição conseguem inserção no mercado de trabalho em até seis meses após a conclusão do curso”, destacou. “Essa iniciativa fortalece a autoestima, a dignidade e o protagonismo juvenil, além de unir a aprendizagem em ambiente simulado com a vivência real, agora dentro do próprio TRT-10”, afirmou Corrêa.

O presidente do TRT-10, desembargador Ribamar Lima Junior, ressaltou que o programa representa um marco institucional e que a procura superou a capacidade inicial, demonstrando o interesse do Tribunal em ampliar a iniciativa. “O objetivo é garantir oportunidades reais de crescimento profissional, com todos os direitos previstos em lei.”

Com a participação do Senac-DF, da G4F e do TRT-10, o Programa Jovem Aprendiz se consolida como uma ação integrada de educação, cidadania e inclusão social, abrindo portas para novas trajetórias profissionais e fortalecendo políticas públicas voltadas à juventude no Distrito Federal.

Mais lidas

Secretaria de Educação do DF credita 1º lo...
Papelarias do DF confirmam impacto positiv...
Mudou de etapa na escola? Calma, não é um ...
...