Com 27% da população do DF em situação de insegurança alimentar, programa leva comida a 112 mil pessoas
A capital dos sonhos também é da fome. Boa parte da população do Distrito Federal vive em situação de vulnerabilidade social. Segundo dados da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), aplicada na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (PNADc), 27% dos lares na capital federal enfrentam algum grau de insegurança alimentar. Para mudar essa estatística, uma rede de solidariedade leva alimentos a quem mais precisa por meio do programa Sesc Mesa Brasil.
O maior banco de alimentos privados da América Latina está no Distrito Federal desde 2003. E os números comprovam o seu impacto na vida da população do DF. Só em 2025, até a primeira semana de novembro, o Sesc Mesa Brasil DF distribuiu quase 1,6 milhão de kg de alimentos, beneficiando 395 instituições e mais de 112 mil pessoas.
“Nós fazemos o resgate de alimentos que estão em condição de consumo. Eles beneficiam 1 em cada 28 habitantes do DF. Todos os dias fazemos a coleta e a distribuição. Buscamos as doações onde sobram e entregamos onde falta,” afirma a gerente do programa Sesc Mesa Brasil no Distrito Federal, Cláudia Vilhena.
Parte desses alimentos chega ao programa por meio de doações de supermercados parceiros, produtores rurais e pessoas físicas. Outra importante fatia vem dos eventos promovidos pelo Sesc-DF, como shows do Sesc + Música, Sesc Tradições Juninas e Festival de Inverno.
Em todas essas grandes ações, o Sesc-DF realiza a distribuição gratuita de ingressos em troca da doação de 1 kg de alimento não perecível. O volume arrecadado em 2025 chega a cerca de 20 toneladas de comida.
E ainda tem a participação do Mesa Brasil em outros grandes eventos realizados na cidade, como o “Na Praia”, “Capital Moto Week” e o “Portões Abertos 2025”, realizado na Base Aérea de Brasília. O volume arrecadado com a meia entrada solidária em 2025, contabilizando todos os eventos, chega a cerca de 200 toneladas de comida.


Uma das instituições que recebe o apoio do programa Sesc Mesa Brasil é a Federação Habitacional do Sol Nascente (Fehsolna-DF), que atualmente atende cerca de 320 crianças e adultos. No local, são oferecidos programas de qualificação profissional, doações de alimentos, atendimentos psicológicos e de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Recebemos os alimentos do Sesc Mesa Brasil toda semana, o que faz toda a diferença em nossas demandas junto à comunidade. Esse programa é nosso grande parceiro”, afirma Edilamar Sousa, a “Dila”, idealizadora do projeto social, que funciona há 20 anos.
Além da doação de alimentos, o Sesc Mesa Brasil também oferece oficinas de reaproveitamento de alimentos, uma forma a mais de combater o desperdício.
Ir para o conteúdo






