Saúde dos olhos em dia

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Principal aliado no diagnóstico precoce é o exame de refração, realizado pelo médico para medir a acuidade visual. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde; exame oftalmológico permite identificar doenças precocemente e corrigir erro de refração

 

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 2,2 bilhões de pessoas têm alguma deficiência visual ou cegueira. Um dos principais aliados no diagnóstico precoce de patologias é o exame de refração, realizado por um médico oftalmologista, para medir a acuidade visual e identificar a necessidade de óculos ou lentes corretivas.

“Além de identificar principalmente erros de refração, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, o oftalmologista também pode suspeitar de outras alterações oculares e encaminhar para investigação”, explica o médico e referência técnica distrital em oftalmologia da Secretaria de Saúde (SES DF), Frederico Lóss.

A análise é essencial para garantir boa visão, melhorar o desempenho escolar, profissional e social, além de possibilitar a detecção precoce de problemas nos olhos. “O exame é recomendado sempre que houver dificuldade para enxergar, sentir dor de cabeça relacionada ao esforço visual, dificuldade na leitura ou queda no desempenho escolar”, reforça Lóss. “Também pode ser feito em consultas de rotina”, completa.

Em casos de apenas erros refrativos – como miopia e astigmatismos, por exemplo, – o paciente recebe receita de óculos. Já quando há suspeita de doenças oculares, como catarata ou glaucoma, o usuário é encaminhado para o atendimento especializado em alguma unidade da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Como solicitar o exame

O usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde será avaliado pela equipe de saúde. Se houver necessidade, será feito o encaminhamento para o acompanhamento especializado de oftalmologia, que inclui exame de refração.

Atualmente, o exame é realizado em unidades de oftalmologia da rede própria da SES-DF, do Hospital Universitário de Brasília (HuB-UnB) e em serviços credenciados, conforme a regulação.

Rotina

Manter o acompanhamento oftalmológico em todas as fases da vida é fundamental para preservar a saúde dos olhos e garantir o diagnóstico precoce de doenças que podem comprometer a visão.

Confira as recomendações:

De acordo com a OMS, há cerca de 2,2 bilhões de pessoas com alguma deficiência visual ou cegueira. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Mais lidas

Histórias de Brasília: um pôr do sol liter...
Caiado mostra força de Goiás e inspira emp...
Ibaneis coloca Brasília como sede da final...
...