Papa Leão 14 pede coragem para diálogo de paz entre Rússia e Ucrânia em mensagem de Natal
Em sua primeira mensagem de Natal como líder da Igreja Católica, o Papa Leão 14 apelou nesta quinta-feira (25/12) para que Rússia e Ucrânia busquem “coragem” para um diálogo “sincero, direto e respeitoso” com vistas a um acordo de paz. O pontífice destacou que a construção da paz é responsabilidade compartilhada e pediu empatia e solidariedade diante do sofrimento das vítimas dos conflitos.
A mensagem foi transmitida um dia após o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, apresentar uma nova proposta de plano de paz, elaborada em parceria com os Estados Unidos e atualmente analisada pelo governo russo. No tradicional pronunciamento urbi et orbi, Leão 14 também pediu justiça e estabilidade para Líbano, Palestina, Israel e Síria, além de condenar a crise humanitária em Gaza.
Voltando-se à América Latina, o Papa — que atuou por duas décadas no Peru — incentivou líderes políticos a evitarem divisões ideológicas e priorizarem o diálogo pelo bem comum. Ele ainda lembrou conflitos na África, a tragédia humanitária no Iêmen, a situação do Haiti e de Mianmar, além do drama de refugiados e migrantes. Segundo o pontífice, é preciso romper com a “insensatez da guerra” e avançar no caminho da reconciliação.
Ir para o conteúdo







