Presidente afastado do BRB, Paulo Henrique Costa, afirma colaborar com investigações e defender a transparência no sistema financeiro
Na manhã desta terça-feira, 18, o Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou nota institucional reafirmando seu compromisso com a legalidade, a transparência e a plena colaboração com as autoridades responsáveis pelas investigações que levaram ao afastamento temporário do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e do diretor financeiro da instituição, por decisão judicial.
Segundo o comunicado oficial, o governo se coloca à disposição dos órgãos de controle e reforça que prezará pelo cumprimento das determinações legais e pela condução imparcial das apurações, em respeito à sociedade e ao sistema financeiro público.
No início da noite, o presidente afastado Paulo Henrique Costa também divulgou nota de posicionamento, na qual defende que toda investigação conduzida pelos órgãos competentes é legítima, necessária e positiva para o fortalecimento das instituições, além de essencial para assegurar transparência no sistema financeiro.
Ele destacou que, no caso das operações envolvendo carteiras adquiridas do Banco Master, o BRB identificou, ainda no primeiro quadrimestre, divergências documentais em parte dos contratos. Após a detecção das inconsistências, o banco comunicou o fato ao Banco Central do Brasil e promoveu, em sua maioria, a substituição das carteiras.
Segundo Costa, foram adotadas medidas de reforço de controles, ajustes de processos e revisão documental, com o objetivo de mitigar riscos e preservar a integridade da instituição. Ele reiterou sua disposição em colaborar integralmente com as autoridades e afirmou confiar que a apuração trará os devidos esclarecimentos.
Confira, na íntegra, a nota de posicionamento:
NOTA DE POSICIONAMENTO
Diante dos acontecimentos desta terça-feira (18), que envolvem operações da Polícia Federal, venho a público manifestar que:
• Toda investigação conduzida pelas autoridades competentes é legítima, necessária e positiva para o fortalecimento das instituições e para assegurar a transparência no sistema financeiro. É fundamental atuar com transparência e dentro da mais estrita legalidade em todas as esferas da administração pública.
• Aquisições de carteiras são operações tradicionais do mercado financeiro. No caso do Banco Master, o BRB identificou, no primeiro quadrimestre, divergências documentais em parte das operações, comunicou o fato ao Banco Central do Brasil e promoveu, em sua grande maioria, a substituição dessas carteiras.
• Após a identificação dessas questões, a atuação do BRB consistiu na revisão da documentação, reforço de controles e ajustes de processos, medidas adotadas para mitigar riscos e preservar a instituição.
Reitero meu compromisso de cooperar integralmente com as autoridades e de disponibilizar todas as informações necessárias para o completo esclarecimento dos fatos. Zelo pela transparência e pela legalidade em todas as minhas ações e confio que a apuração trará os devidos esclarecimentos.
Atenciosamente,
Paulo Henrique Costa
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