Mais uma promessa de campanha cumprida de Ibaneis Rocha com o Parque Burle Marx no Noroeste

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha assinou da ordem de serviço para a primeira etapa das obras de implementação do Parque Burle Marx

 

Com início imediato, a previsão de entrega da primeira parte em dezembro desse ano. Em seguida será iniciada a segunda parte com previsão para final em janeiro e fevereiro de 2022. A conclusão é prevista para entrega até junho do próximo ano. O investimento na construção parque é em torno de R$ 10 milhões.

“A gente espera com isso, ajudar a toda a cidade, não só o Noroeste, mas também a população da Asa Norte”, disse. Assim como o Parque da Cidade atende os usuários de todo o DF. “A maior área de lazer da população são exatamente os parques”, disse Ibaneis Rocha.

O parque ecológico, situado entre a Asa Norte e o Noroeste, além do cercamento, roçagem, plantios, também conta com a construção de ciclovia com 5 km, às margens da Avenida W7.

Os investimentos foram produzidos pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), referentes a condicionantes e compensação ambiental da implementação do Setor Habitacional Noroeste.

A primeira fase da obra é a implementação e a outra fase da área externa. Serão construídas duas ilhas de lazer, com quadras para a prática de diversos esportes, pontos de encontro comunitário (PECs), academias ao ar livre e parquinhos, além de contemplar também as instalações elétricas e hidrossanitárias, guaritas e paisagismo com plantio de árvores e grama.

Já a segunda parte da construção do parque contempla a construção de toda a ciclovia, a pista de caminhada da área externa do Parque, sendo as obras previstas para conclusão no primeiro semestre de 2022.

“Fica aí uma marca para a cidade, fica o Noroeste completo. Já entregamos a Avenida W Norte, tivemos um grande processo de negociação com os índios que ali ocupavam, e agora com a conclusão do parque a gente entrega toda a infraestrutura necessária.”

O governador do DF lembrou que há dois viadutos a ser construídos no Noroeste e estão projetados pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DEF-DF) que deverão ser licitados ainda neste ano. Em 2023, a expectativa é de que todos os acessos para cidade estejam concluídos.

Durante pronunciamento, Ibaneis Rocha ressaltou que Brasília é uma cidade em movimento, que precisa de projetos. “O secretário Humberto disse que é a primeira etapa. E eu perguntei como está a segunda. Aí, eu chego aqui e esse grupo integrado de Terracap, Novacap, Ibram, já me informa que a segunda parte já está com o projeto em andamento e até fevereiro começaremos as obras. Vamos lançar, entregar em dezembro a primeira parte e em janeiro e fevereira estaremos com a segunda parte do parque em andamento.

 

O chefe do Executivo afirmou que atende reivindicações dos empresários e de moradores quanto a pequenos problemas, tais como o alargamento de uma via, uma calçada que precisa ser refeita, um calçamento que necessita ser arrumado. “Eu já determinei ao secretário José Humberto, juntamente com o Hamilton da Terracap que venham e façam um levantamento de tudo é que é ponta de obra, precisa ser feito no Noroeste para que entreguemos um bairro completo”, detalhou Ibaneis Rocha.

O governador do DF, disse ainda que o Noroeste tem todo o apoio dele e caso continue a governar o DF após o mandato de 2022.

“Os momentos são importantes, mas a passagem dos momentos tem que ser valorizada pelo trabalho. Temos trabalhado muito no DF e temos que trabalhar muito e todas as vezes que sento com as minhas equipes de trabalho, Luciano da Secretaria de Obras e todos os meus secretários a gente nunca faz projeto para terminar em 2022.”, disse ele, acrescentando que os projetos são da cidade e são para 20, para 30, 40 anos porque a cidade tem que ser pensada com antecedência para que Brasília não fique paralisada no tempo.

 

“Só se tem esperança quando se tem desenvolvimento, qualidade e vida, quando se pensa uma cidade. Não dá para viver no improviso, no atraso. Temos que viver pensando no futuro. Quem quer que esteja na cadeira em 2023 no DF vai encontrar o DF com projetos prontos para os próximos 20, 30 anos. Vai ter o que fazer, vai ter que trabalhar, chega de imobilidade nessa cidade.”

Ibaneis Rocha

 

Por fim, o governador cumprimentou a associação de moradores, os empresários que investem constantemente, aos parceiros de trabalho, empresas e secretarias do DF. “E vamos adiante, que nós temos muito o que fazer nessa cidade.”

 Reeleição

Questionado,em entrevista a jornalistas, sobre a reeleição, Ibaneis Rocha afirmou que a trata-se de uma vontade, porque está começando muita coisa.

“Tive um mandato não interrompido, poque eu não parei de trabalhar, mas um mandato que não se esperava com uma pandemia que já vem há um ano e meio. Eu penso, sim, em uma reeleição, mas isso é muito mais uma vontade da população de me dar esse mandato do que vinha em continuar. Então, vou continuar trabalhando com aquilo que me entregaram até 2022. Agora, eu penso, sim, numa reeleição no DF”, explicou Ibaneis Rocha.

O diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, enfatizou que se comprometer é um ato simples, agora, pagar é onde está a qualidade do governante. “Eu gostaria de ressaltar isso aqui na personalidade do governador Ibaneis Rocha”, frisou.

Leite lembrou que a obra no bairro foi promessa de campanha e o Noroeste recebe, agora, a etapa mais importante que é o Parque Burle Max. Também destacou que o papel da Terracap, agência responsável pelo desenvolvimento econômico e social.

“A Terracap cumpre o seu papel de levar à população do DF aquilo que realmente almeja, reivindica. A Novacap está integrada totalmente com a Terracap e serão construídos 2,5Km de ciclovia, a trilha ecológica e estamos fazendo os projetos da parte externa conjuntamente da ciclovia. Tudo isso está em andamento acelerado”, disse Leite.

Na visão do diretor da Associação de Moradores do Noroeste, Amaury Kakumori, o parque possibilitará mais qualidade de vida à comunidade como um todo.

“Quem é morador da primeira etapa do bairro, como eu, não tinha nenhuma área de lazer. A chegada do parque vai ser um usufruto diferenciado, vai dar condição para quem quer usufruir do local e da natureza”, pontuou.

A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro afirmou que implantação do Parque Burle Marx é uma grande conquista para Brasília. “É realizada pela Terracap, em parceria com a Novacap e Ibram e se trata de uma obra incrível”, disse Teodoro.

Estiveram presentes, o secretário de Meioa Ambiente do DF, Sarney Filho, a secretária do Turismo-DF, Vanessa Mendonça, o presidente da Codesb e representante do Sinduscon-DF, Fernando Assis, entre outras autoridades.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Mais lidas

Ceilândia terá audiência pública sobre nov...
Raphinha denuncia racismo contra filho na ...
Caiado recebe maior honraria concedida pel...
...