Justiça decreta prisão preventiva de piloto da Fórmula Delta no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Redes Sociais
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos, é investigado por agressão que deixou adolescente na UTI e por outros registros de violência no Distrito Federal

A Justiça do Distrito Federal decretou, na sexta-feira (30), a prisão preventiva de Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos, piloto da categoria Fórmula Delta. A decisão foi confirmada pela Polícia Civil, que cumpriu o mandado com apoio do Ministério Público.

O investigado foi localizado na residência da mãe, no Park Way, e encaminhado à delegacia, onde permanece à disposição do Judiciário. Ele havia sido preso em 24 de janeiro, após agredir um adolescente de 16 anos em Vicente Pires, mas recebeu liberdade provisória. Com o avanço das investigações e a reunião de novos elementos, a Justiça reconsiderou e determinou a custódia.

Segundo a Polícia Civil, os inquéritos indicam uma sequência de ocorrências ao longo de 2025, principalmente em Águas Claras e Taguatinga, envolvendo denúncias de agressão, constrangimento ilegal e fornecimento de bebida alcoólica a menor.

O episódio mais grave ocorreu em 22 de janeiro, após discussão entre Pedro e o adolescente. Imagens mostram troca de agressões até o momento em que o jovem cai após bater a cabeça em um carro estacionado. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Brasília, onde permanece internado na UTI, intubado e em estado grave. O caso foi inicialmente registrado como lesão corporal grave, com possibilidade de reclassificação.

Além desse fato, a polícia apura ocorrência registrada em junho de 2025, em Taguatinga Sul, em que Pedro é acusado de agredir um jovem em uma praça pública, e outra denúncia envolvendo uma adolescente de 17 anos que teria sido forçada a ingerir bebida alcoólica em uma festa no Jockey Club. O episódio foi registrado em vídeo e pode se enquadrar no artigo 243 do ECA.

Há ainda registro de confusão no trânsito em julho de 2025, em Águas Claras, com perseguição e agressões, classificado como vias de fato.

Durante buscas na residência do investigado, policiais apreenderam uma faca e um soco inglês. Para a Polícia Civil, o conjunto de provas aponta que os fatos não ocorreram de forma isolada.

A defesa contesta declarações feitas por autoridades durante coletiva e afirma que Pedro nega intenção de causar ferimentos, alegando legítima defesa. As investigações seguem em andamento.

Mais lidas

Dinheiro do povo banca homenagem a Lula
Justiça decreta prisão preventiva de pilot...
Cartão Uniforme Escolar garante dignidade ...
...