Ibaneis sanciona lei que garante prioridade e gratuidade no transporte público a idosos no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Lei nº 7.298/2023, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), é sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e já está em vigor. Antes, idade para gratuidade era de 65 anos

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sancionou nesta terça-feira (25) a Lei nº 7.298/2023, de autoria do deputado distrital Chico Vigilante (PT), que estabelece novas regras para o transporte público coletivo no DF. A legislação garante prioridade no embarque e gratuidades nos ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo para as pessoas idosas com 60 anos ou mais, em substituição à idade anterior de 65 anos.

Lei nº 7.298/2023, de autoria do deputado distrital Chico Vigilante (PT)

A nova Lei, já publicada no Diário Oficial do DF, entra em vigor imediatamente e visa melhorar a acessibilidade e a qualidade de vida dos idosos e das pessoas com deficiência na capital. Segundo o texto, os passageiros idosos e as pessoas com deficiência, assim como seus acompanhantes, terão a obrigatoriedade da admissão por qualquer porta dos veículos do Sistema de Transporte Público, desde que apresentem documento oficial com foto.

 

Além disso, a legislação prevê que os idosos e as pessoas com deficiência tenham prioridade no embarque e desembarque dos ônibus, facilitando o acesso e a locomoção dentro dos veículos. A medida é fruto do empenho do deputado Chico Vigilante, que ressaltou sua dedicação aos idosos e às pessoas com deficiência, sendo procurador da Procuradoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (PRO 60+), da CLDF.

 

“A alteração é uma grande conquista e um compromisso que tenho com os idosos e as pessoas com deficiência. Como procurador da Procuradoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (PRO 60+), da CLDF, é uma das minhas atribuições promover o cuidado com a pessoa idosa em todas as áreas”, destacou Chico Vigilante.

 

Com essa medida, o governo do Distrito Federal busca promover a inclusão e garantir mais dignidade e acessibilidade à população idosa e às pessoas com deficiência, tornando o transporte público coletivo mais amigável e adaptado às necessidades desse grupo.

Com informação da CLDF

Mais lidas

Ceilândia terá audiência pública sobre nov...
Raphinha denuncia racismo contra filho na ...
Caiado recebe maior honraria concedida pel...
...