Brasília se coloca como sede alternativa para a final da Libertadores 2025
O governador Ibaneis Rocha colocou Brasília à disposição da Conmebol e da CBF como sede alternativa para a final da Libertadores 2025, marcada para 29 de novembro, após o governo do Peru decretar estado de emergência em Lima devido a violência, manifestações e instabilidade política.
Em ofícios enviados ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e ao presidente da CBF, Samir Xaud, Ibaneis destacou que a Arena BRB Mané Garrincha está totalmente preparada para receber a partida, com capacidade para 72.851 espectadores, segurança completa, infraestrutura de alto padrão e fácil acesso a hotéis, shoppings, museus e transporte público.
O governador ressaltou ainda a experiência de Brasília em grandes eventos internacionais, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Copa América, Supercopa do Brasil, partidas da Seleção Brasileira e etapas das Ligas das Nações de Vôlei. “Estou seguro de que a realização do jogo da final da Libertadores em Brasília será mais uma exitosa parceria em prol do futebol mundial”, afirmou.
A capital tem se destacado no turismo e no esporte. Entre janeiro e setembro de 2025, Brasília recebeu 80.966 turistas estrangeiros, superando todo o fluxo de 2024. Nos últimos anos, a cidade também se tornou a casa da Seleção Brasileira, recebendo jogos masculinos e femininos e registrando recordes de público no Mané Garrincha.
Além do futebol, Brasília consolidou-se como polo de grandes eventos. Nos últimos dois anos, sediou competições esportivas internacionais, como Rally dos Sertões, Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Grand Prix Internacional de Boxe e Brasília Champions de Tênis, além de shows de artistas consagrados e eventos culturais de grande porte, como o Capital Moto Week e a Abav Expo.