Ibaneis Rocha anuncia R$ 14 milhões para contratação de anestesiologistas e ampliação de cirurgias eletivas no DF
Na manhã deste sábado (20), em encontro com empresários, amigos e lideranças políticas na residência de Zenóbio Rocha, em Vicente Pires, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou um importante avanço para a saúde pública do Distrito Federal: a contratação de novos anestesiologistas, com investimento de mais de R$ 14 milhões, para ampliar a oferta de cirurgias eletivas e reduzir a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).
O governador destacou que o credenciamento de serviços de anestesiologia na rede complementar já foi aprovado por consenso e formalizado pelo edital nº 09/2025, publicado no Diário Oficial do DF na última sexta-feira (19). “Nosso objetivo é oferecer assistência adequada, em tempo oportuno, a todos os usuários do SUS que aguardam uma cirurgia eletiva”, ressaltou Ibaneis.

Foto: Tudo Ok Notícias
Com a medida, estão previstos 10.800 turnos de seis horas, distribuídos ao longo de 12 meses, garantindo mais agilidade e qualidade nos atendimentos. O serviço será executado em dez hospitais regionais da rede pública: Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e os hospitais regionais do Gama (HRG), Taguatinga (HRT), Samambaia (HRSam), Ceilândia (HRC), Brazlândia (HRBZ), Região Leste (HRL), Sobradinho (HRS), Planaltina (HRPL) e Asa Norte (Hran).
A ampliação da anestesiologia é considerada estratégica para a realização de procedimentos cirúrgicos com segurança, controle da dor e estabilidade clínica dos pacientes. Para o governo, trata-se de um investimento que representa mais resolutividade na rede pública e reafirma o compromisso da Secretaria de Saúde do DF com o cuidado integral da população.