Eleições 2026: Ibaneis Rocha sinaliza apoio a Gustavo Rocha como vice em possível chapa com Celina Leão
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), aproveitou o evento de filiação do secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, ao Republicanos, para declarar apoio ao nome do candidato a vice-governador em uma chapa encabeçada pela atual vice-governadora, Celina Leão (PP), nas eleições de 2026.
Durante a cerimônia, realizada na noite de terça-feira (16), Ibaneis destacou a parceria histórica com o Republicanos e defendeu a consolidação da aliança:
“Desde 2018, o Republicanos nunca me faltou, sempre fez parte do meu governo desde 1º de janeiro de 2019. Queremos chegar juntos ao governo do DF com a indicação do presidente Marcos (Pereira) ao nome de Gustavo para nosso vice-governador. É uma aliança que se consolida para levar adiante esse trabalho.”
Recém-filiado, Gustavo Rocha demonstrou entusiasmo com a entrada no partido, mas evitou confirmar a possibilidade de disputar o cargo de vice em 2026.
“Nunca tive filiação político-partidária. Atuo na política há muito tempo, mas é a primeira vez que assino uma ficha. Se Deus quiser, será o primeiro e único partido do qual farei parte na vida política. Obrigado pelo acolhimento, vamos seguir juntos!”
Questionada sobre a eventual composição, Celina Leão fez elogios ao secretário da Casa Civil.
“Tive a oportunidade de conhecê-lo melhor naqueles dias difíceis do período de intervenção, quando estive 66 dias como governadora. Mostrou ser uma pessoa de confiança. É um homem sério, discreto, que fala pouco e trabalha muito.”
O ato de filiação foi prestigiado por importantes lideranças políticas, entre elas o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e o presidente da Câmara dos Deputados e líder do PP, Arthur Lira. Também participaram parlamentares e integrantes do GDF, reforçando o peso político da entrada de Gustavo Rocha no partido e o movimento de articulação para as eleições de 2026.