Programa Vai de Graça, frota renovada e novas rodoviárias consolidam mudanças no sistema de mobilidade do DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) transformou o sistema de transporte público nos últimos anos, encerrando um ciclo de aumentos constantes nas tarifas, problemas estruturais e fraudes históricas. Com a modernização da bilhetagem, o congelamento do preço das passagens desde 2020, a inauguração e reforma de rodoviárias e a consolidação do programa Vai de Graça, o DF vive um cenário bem diferente de anos anteriores.
Imagens constantes de ônibus quebrados, rodoviárias deterioradas, filas para o Passe Livre e sucessivos reajustes das passagens ficaram para trás. A mudança começou com o combate ao comércio ilegal de créditos e com o fim das fraudes no transporte. A extinção do DFTrans, em 2019, abriu caminho para a transferência do sistema de bilhetagem ao BRB, eliminando vulnerabilidades e permitindo maior controle. À época, foram identificadas 80 mil inconsistências no Passe Livre Estudantil, e a expectativa era reduzir em até R$ 300 milhões o prejuízo causado por fraudes nos anos seguintes.
Paralelamente, o GDF manteve congelada a tarifa por seis anos, mesmo com o aumento do preço dos combustíveis e dos insumos. O único reajuste, de 10%, ocorreu no início de 2020, percentual muito inferior aos praticados em gestões anteriores, quando os aumentos chegaram a 50%.
A transformação também chegou às ruas com novos coletivos. Hoje, o DF conta com a frota de ônibus mais moderna do Brasil e com melhorias estruturais nas rodoviárias. O governo entregou novas unidades em Sobradinho, Santa Maria, Sol Nascente, Itapoã e Varjão, reconstruiu a do Gama e reformou a de Brazlândia. A Rodoviária do Plano Piloto, principal ponto de mobilidade do DF, foi concedida à iniciativa privada e já colhe os frutos da modernização. Confira o que abre e o que fecha no DF no feriado prolongado do Dia da Consciência Negra
Vai de Graça
Entre as ações de maior impacto está o programa Vai de Graça, que democratizou a circulação no transporte público aos domingos e feriados. Antes da medida, o transporte público registrava média de 270 mil acessos aos domingos; hoje, são cerca de 460 mil, um crescimento de 70%, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade. Desde o início do programa, mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas foram realizadas, considerando também datas especiais com ampliação do benefício.
O programa segue registrando recordes. Apenas no mês de março, com a gratuidade estendida durante o carnaval, foram quase 5 milhões de acessos. Em média, a demanda estabilizou em 2 milhões de viagens mensais, com picos em grandes eventos: no fim de agosto, por exemplo, uma celebração religiosa elevou o número para mais de 3 milhões de viagens gratuitas.
Datas específicas têm mostrado a força da iniciativa. O maior movimento ocorreu na quinta-feira da Semana Santa, quando 1,25 milhão de pessoas circularam gratuitamente. Também se destacaram a segunda-feira de carnaval, com 770 mil acessos, e a véspera da Independência, com 748 mil viagens.
Esse conjunto de ações, somado a outras medidas, fez com que, passo a passo, o transporte coletivo e a mobilidade no DF fossem reestruturados e modernizados.
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