GDF e BRB revitalizam e modernizam Autódromo de Brasília

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Além de ser o mais extenso do Brasil, o Autódromo de Brasília se destaca por permitir a visão completa do espaço da partir das arquibancadas e pela localização central
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Autódromo de Brasília renasce como novo marco do automobilismo brasileiro

 

 

O automobilismo sempre teve lugar cativo na história de Brasília. Ainda na inauguração da capital, em 1960, o Eixão Sul recebeu o Grande Prêmio Juscelino Kubitschek, evento que antecipava a vocação da cidade para grandes competições. Depois vieram provas de rua, como os 500 km de Brasília, até que, na década seguinte, o Distrito Federal ganhasse finalmente um autódromo moderno, projetado para ser referência nacional.

O complexo foi construído no fim dos anos 1960 pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) e inaugurado em 1974. O traçado inovador, idealizado a partir de consultas a dirigentes durante o GP da Argentina de Fórmula 1, resultou em uma pista de padrão internacional. Com 5.384 metros, segue sendo um dos circuitos mais longos do país — superior, inclusive, ao celebrado Autódromo de Interlagos.

Essa característica foi preservada e aprimorada na ampla reforma conduzida pelo Governo do Distrito Federal, que investiu R$ 60 milhões para devolver à população um equipamento histórico que permaneceu fechado por quase 12 anos. O resultado é um autódromo que combina tradição, modernização e potencial competitivo.

São seis traçados possíveis, 16 curvas e três grandes retas, incluindo uma de 803 metros. A largura generosa da pista, de até 15 metros, favorece ultrapassagens e disputas intensas. Uma das joias do circuito é a curva de alta velocidade com cinco graus de inclinação — única no país. “Somente o Autódromo de Brasília tem uma curva com essa característica, que permite velocidades maiores e competições ainda mais emocionantes”, destaca o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. O banco assumiu a gestão do espaço em 2022, com concessão válida por 30 anos.

Outro diferencial é a localização privilegiada: ao contrário de autódromos situados em áreas periféricas, o de Brasília está no coração da cidade, próximo a hotéis, comércio, shoppings e ao transporte público. Dos setores de arquibancada, é possível enxergar praticamente todo o circuito — raridade no automobilismo mundial.

Modernização e segurança

O Autódromo Internacional de Brasília tem 5.384 metros que se distribuem em seis traçados diferentes, com 16 curvas, duas variantes e duas entradas de boxes | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A reforma respeitou o traçado original, mas introduziu padrões internacionais de segurança. O autódromo agora conta com 13 áreas de escape, 10 mil metros de guard rails, 90 mil pneus de proteção, caixas de brita, novas zebras e um paddock de 15 mil metros quadrados. A segunda etapa, prevista para 2026, inclui mais de 40 boxes fixos, um kartódromo e um centro médico. A terceira fase prevê equipamentos complementares, como lojas, áreas de eventos e o Museu do Automobilismo. O investimento total deve superar R$ 100 milhões.

“O objetivo é garantir a homologação da FIA e da FIM, assegurando que Brasília volte ao calendário das grandes competições”, afirma o superintendente do Autódromo BRB, Fernando Distretti.

Reabertura histórica

A reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília acontece em 30 de novembro, com a penúltima etapa da Stock Car 2025 e show de Bell Marques. A programação se estende por três dias, com desfile de carros pela cidade (27), visitação de escolas (28), treino e corrida sprint (29). Os ingressos serão gratuitos, distribuídos pelo BRB.

Para facilitar o acesso do público, o GDF ampliou para o sábado, dia 29, o programa Vai de Graça, que garante gratuidade no transporte coletivo. A medida reforça o caráter popular e inclusivo da retomada do autódromo, símbolo do retorno de Brasília ao protagonismo do automobilismo nacional.

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

Professora do edusesc dá roteiro para arra...
Nosso Natal 2025 tem abertura nesta segund...
Raad Massouh se filia ao Partido Mobiliza ...
...