GDF autoriza projeto do Hospital de São Sebastião

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
GDF autoriza início do projeto para construção do Hospital de São Sebastião Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília.
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

GDF autoriza elaboração dos projetos do Hospital de São Sebastião

O Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou, nesta quarta-feira (28), o início da elaboração dos projetos básico e executivo do Hospital de São Sebastião, marcando o primeiro passo para a implantação da futura unidade de saúde da cidade. Concluída essa etapa, a obra será licitada e executada sob responsabilidade da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O investimento total previsto é de R$ 165.904.409,05.

GDF autoriza início do projeto para construção do Hospital de São Sebastião
Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília.

A autorização foi concedida à empresa Porto Belo Engenharia e Comércio Ltda, vencedora do processo licitatório, que ficará responsável pela elaboração dos projetos. A previsão é de que essa fase tenha duração aproximada de 12 meses. Após a aprovação dos estudos técnicos, terão início as obras de construção do hospital.

Ao destacar a importância do empreendimento, o governador Ibaneis Rocha ressaltou os avanços recentes na área da saúde pública do Distrito Federal. “O último hospital construído em Brasília tem cerca de 16 anos. Desde então, não havia novos projetos dessa magnitude. Estamos reformando e construindo diversas unidades e lançamos, desde o ano passado, o projeto de três novos hospitais: no Recanto das Emas, que está mais adiantado; no Guará, com início da fase estrutural previsto para março; e agora o de São Sebastião”, afirmou.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, explicou que o empreendimento seguirá o modelo de contratação integrada, por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que reúne projeto e obra em um único processo. “A legislação permite que projeto e execução sejam licitados conjuntamente. Neste momento, o governador autoriza a fase de projetos, que dura cerca de um ano, e, na sequência, a mesma empresa inicia a obra”, detalhou.

O Hospital de São Sebastião será construído na Área Especial 5, no Alto Mangueiral, em um ponto estratégico próximo à entrada da cidade, na descida do Morro da Cruz. A unidade contará com 100 leitos, sendo 60 para adultos, 30 pediátricos e 10 de UTI, além da oferta de 14 serviços essenciais, tornando-se referência em pediatria em todas as linhas de cuidado da Região Leste de Saúde. Atualmente, São Sebastião não dispõe de hospital próprio.

Para a moradora da região, a gerente de loja Silésia Braga, de 47 anos, a autorização do projeto representa a concretização de uma antiga expectativa da comunidade. “São Sebastião precisa muito desse hospital. A população está esperançosa para que ele seja construído o quanto antes”, afirmou. Ela também destacou os impactos urbanos da obra. “Além de melhorar o acesso à saúde, vai valorizar os imóveis e pode trazer melhorias como pavimentação e infraestrutura para o bairro”, acrescentou.

O administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros Santos, classificou o empreendimento como um marco histórico para a cidade. “Essa é a maior obra social da história de São Sebastião. É uma demanda da comunidade há mais de 30 anos. Temos uma população jovem e infantil muito grande, e esse hospital será referência, especialmente na área pediátrica”, destacou.

Além da construção da unidade, o projeto prevê intervenções viárias no entorno, como duplicação de avenidas e melhorias de acesso, para garantir mobilidade e acessibilidade à população. Ao falar sobre os investimentos do GDF na saúde, o governador Ibaneis Rocha reforçou o compromisso com a ampliação da rede. “Estamos reformando unidades, reconstruindo hospitais e, ainda este ano, vamos entregar mais sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em diversas regiões do DF. É um investimento necessário, porque saúde é uma área que não pode sofrer com falta de recursos”, concluiu.

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

Senac-DF divulga lista de aprovados para P...
GDF autoriza projeto do Hospital de São Se...
SESC-DF abre inscrições para a Corrida Flo...
...