Força feminina em destaque no Fórum do Sesc-DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto:Cristiano Costa / Fecomercio-DF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Fórum na Estação 504 Sul do Sesc-DF exalta protagonismo feminino no empreendedorismo

 

 

O 1º Fórum de Empreendedorismo Feminino da Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF reuniu, nesta quarta-feira (24), no Sesc 504 Sul, autoridades, lideranças empresariais e representantes de entidades nacionais e internacionais em um evento marcado pela força, união e protagonismo das mulheres.

Na pauta, temas estratégicos como: Violência e Assédio no Mundo do Trabalho; Políticas Públicas e Educação Financeira para a Mulher Empreendedora; e Resiliência e Transformação do Empreendedorismo Feminino no Brasil e no Mundo.

A cerimônia de abertura contou com a presença da vice-governadora Celina Leão, do presidente da CNC, José Roberto Tadros, do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes, do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e da diretora-executiva da CNC, Simone Guimarães. A coordenadora-líder da Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF, Bernardeth Martins, anfitriã do evento, conduziu a programação.

Acesso ao crédito e políticas públicas

Entre os assuntos mais destacados esteve o acesso ao crédito para mulheres, apontado pela vice-governadora Celina Leão como um dos grandes desafios do empreendedorismo feminino.

“Para os homens, é mais fácil obter recursos financeiros e empreender. Mas é inspirador ver o esforço da Câmara em ampliar essas políticas”, disse Celina.

Ela citou ainda casos de mulheres que superaram a violência e conquistaram autonomia por meio de programas sociais, acesso ao crédito e capacitação. “Tenho certeza de que o que for produzido aqui será fundamental para fortalecer essa política pública de Estado que estamos implementando, capaz de gerar receita e renda. O nosso país precisa cada vez mais de empreendedorismo”, completou a vice-governadora.

Durante o Fórum, a presidente do Amazon Banking Trust (ABT), Nefertith Esteves, anunciou que, a partir de janeiro de 2026, a instituição lançará um programa de linhas de crédito específicas para financiar projetos liderados por mulheres, em parceria com a Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF.

Protagonismo e reconhecimento institucional

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, lembrou que a Câmara de Mulheres da entidade foi pioneira no Sistema Comércio brasileiro, inspirando a criação da Câmara de Mulheres da CNC. Desde então, segundo a diretora-executiva da Confederação, Simone Guimarães, outras dez federações seguiram o mesmo caminho. “Estamos trabalhando para ampliar esse quadro”, afirmou.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou a importância da Câmara Brasileira de Mulheres Empreendedoras, que vem promovendo a participação feminina em cargos de liderança e estimulando a inovação nos negócios. A diretora-executiva Simone Guimarães lamentou a ausência de mulheres em postos de presidência de instituições do segmento, reforçando a necessidade de avanços nesse campo.

Emoção e gratidão

A coordenadora-líder da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF, Bernardeth Martins, emocionou-se ao falar da trajetória até a realização do Fórum. “Ao ver uma plateia tão ilustre e engajada, recordei cada obstáculo superado e me enchi de gratidão. Esta vitória não é apenas minha, mas de todos que apoiaram essa conquista”, afirmou.

Mais lidas

Força feminina em destaque no Fórum do Ses...
GDF reabre inscrições para 12.500 vagas em...
Perfis diferentes de administradores e ref...
...