Fepecs lança primeira escola de saúde pública do DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
O DF era uma das sete unidades da Federação que ainda não contavam com uma ESP, por isso a importância de sua criação | Foto: Divulgação/ Fepecs
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Fepecs Finaliza Criação da Primeira Escola de Saúde Pública do Distrito Federal

 

Após seis meses de planejamento e discussão, a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) concluiu o processo de criação da primeira Escola de Saúde Pública (ESP) do Distrito Federal. A novidade foi oficializada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (26), após aprovação em reunião com o governador Ibaneis Rocha, que expressou apoio à iniciativa. Com autonomia financeira garantida, a ESP promete fortalecer a educação em saúde na região, ampliando a oferta de cursos e vagas.

 

“A ESP surge como um marco para o Distrito Federal, fortalecendo não apenas a educação em saúde, mas também a valorização dos profissionais do SUS e o apoio à Universidade do Distrito Federal Professor Amaury Maia Nunes (UnDF)”, afirmou Inocência Rocha Fernandes, diretora-executiva da Fepecs.

 

A estrutura da Fepecs será reorganizada com a incorporação da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) e da Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus) à nova ESP. Isso permitirá a continuidade dos cursos técnicos e a capacitação de profissionais de saúde, enquanto os cursos de pós-graduação da Escs serão integrados à ESP, visando ampliar as especializações oferecidas gratuitamente à população e aos servidores do SUS.

 

A ESP também se destacará pela criação de cursos pós-técnicos inéditos na rede pública do DF e pela parceria com a UnDF para capacitação de docentes e desenvolvimento de programas de residência pedagógica. A escola terá o papel fundamental de formular e executar programas para qualificação contínua dos profissionais de saúde, além de buscar recursos externos para financiamento de pesquisas em saúde.

Mais lidas

Saúde promove 2ª Caminhada no Ritmo da Vida
Senac-DF brilha em competição nacional no Rio
Piada pronta
...