Projeto leva cidadania, saúde, cultura e inclusão social ao Gama e celebra o sucesso de 2025 com a inauguração da nova carreta OdontoSesc
O projeto Fecomércio Mais Perto de Todos encerrou a temporada 2025 com um recorde de público e atendimentos: 8.777 serviços realizados nos dias 3 e 4 de outubro, no Gama. A caravana transformou a Praça 1, no Setor Central, em um verdadeiro polo de cidadania, levando saúde, bem-estar, assistência social, esporte, cultura e lazer para todas as idades.
Sob a liderança do presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido, e com o empenho conjunto do Sesc-DF, Senac-DF e Instituto Fecomércio, a iniciativa contou com o apoio de instituições parceiras, como Caesb, Neoenergia, Defensoria Pública, Polícia Civil do DF, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e a Secretaria de Atendimento à Comunidade. Essa ampla rede de cooperação fortaleceu o espírito de união e solidariedade entre governo, empresários e população.
“Antigamente, havia uma divisão entre governo, empresários e população. Hoje, trabalhamos juntos. Essa união é o que faz a diferença nas cidades”, destacou José Aparecido, lembrando que a primeira edição do projeto aconteceu em 16 de outubro de 2021, em Ceilândia, e desde então tem crescido em alcance e resultados.
Um dos momentos mais simbólicos da edição de encerramento foi a inauguração da nova carreta OdontoSesc, equipada com tecnologia de ponta e ambiente climatizado.
“Era um sonho antigo de todos os nossos colaboradores. Agora temos uma estrutura moderna, com ambientação e escritório. É um sonho realizado, e o Sesc se orgulha em entregá-la ao Gama, na última edição de 2025”, celebrou o presidente da Fecomércio-DF.
José Aparecido também fez questão de reforçar a importância do Sistema S e da boa gestão dos recursos empresariais:
“Aqui não há dinheiro público, e sim investimento do empresariado, recolhido compulsoriamente e devolvido em forma de serviços gratuitos à população. O empresário se preocupa, sim, com o bem-estar social — e este evento é a maior prova disso.”
Presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido
O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, fez um balanço positivo e anunciou que o projeto continuará em 2026:
“Foi um ano de saldo extremamente positivo. Levar serviços essenciais às populações mais carentes reforça a razão de existir do Sesc, que carrega o social no nome e na missão. O Fecomércio Mais Perto de Todos é uma experiência gratificante e transformadora.”
A nova carreta OdontoSesc, que continuará atendendo a população até o fim do ano e em 2026, reforça o compromisso do Sesc-DF com a saúde bucal e o bem-estar da comunidade.
“Todos — comerciários e comunidade em geral — terão acesso à excelência dos nossos profissionais. Cada projeto, da odontologia à cultura, é fruto de um esforço coletivo. Esse é o espírito do Sesc: união, dedicação e compromisso com a transformação social”, acrescentou Valcides.
Diretor regional Sesc-DF Valcides de Araújo
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, também comemorou a participação na ação:
“É uma alegria para o Senac estar presente. Além de oferecer serviços, aproveitamos para divulgar vagas em cursos gratuitos e pagos, desde curta duração até pós-graduação. Estamos formando profissionais e transformando vidas.”
Diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa
Durante os dois dias de evento, a população teve acesso a uma ampla variedade de serviços gratuitos: exames e triagens médicas, atendimentos odontológicos e oftalmológicos, colocação de DIU, exames preventivos, cortes de cabelo, massagem, design de sobrancelhas, oficinas gastronômicas, ações de prevenção a incêndios, conserto de bicicletas, credenciamento do Sesc e sorteio de prêmios. Para as crianças, o espaço infantil foi um encanto à parte, com brincadeiras, teatro, pipoca, algodão doce e picolés.
Encerrando com chave de ouro, o Gama celebrou seus 65 anos de história com dias de inclusão, dignidade e esperança, embalados pela energia de um projeto que é símbolo de prosperidade e compromisso social.
O Fecomércio Mais Perto de Todos provou mais uma vez que o empresariado do DF é parceiro da transformação e que o trabalho coletivo é o caminho para um futuro melhor.