Ex-PM do DF é alvo da Operação Victus por perseguição e crimes contra a honra
O ex-policial militar do Distrito Federal Carlos Victor Fernandes Vitório foi alvo da Operação Victus, deflagrada nesta sexta-feira (17) pela Polícia Civil do DF, por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). A ação, coordenada pelo Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor), cumpriu mandados de busca e apreensão e aplicou medidas cautelares contra o investigado, acusado de stalking e crimes contra a honra cometidos nas redes sociais.
As apurações começaram após uma denúncia de vítima que relatou ser alvo de perseguição sistemática e ataques virtuais e presenciais praticados por Vitório — ex-servidor público que se apresenta como jornalista. Segundo a PCDF, ele possui histórico criminal com dezenas de registros por crimes contra a honra, caracterizando um padrão de condutas ofensivas direcionadas a autoridades e figuras políticas.

No caso em investigação, a polícia identificou que os ataques começaram com a divulgação de dados pessoais e profissionais da vítima, avançando para a exposição da vida familiar e culminando em incursão à residência, onde o suspeito teria utilizado um drone para captar imagens internas. O endereço completo e fotos detalhadas do imóvel chegaram a ser divulgados nas redes sociais.
Por decisão judicial, o ex-PM deverá usar tornozeleira eletrônica e está proibido de se aproximar da vítima em um raio de 500 metros. As medidas também determinam a apreensão de dispositivos eletrônicos e buscam interromper as práticas criminosas, além de garantir a segurança da vítima e de seus familiares.