Do alto, nasce a esperança

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Serviço Operacional de Informação Pública SOINP/CBMDF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Novo avião multimissão do Corpo de Bombeiros do DF amplia capacidade de resgate, transporte aeromédico e operações de salvamento, reforçando o compromisso do GDF com a segurança pública e a proteção de vidas

 

 

Em 2025 o Governo do Distrito Federal (GDF) manteve os investimentos e a atenção à segurança pública. Como parte desse trabalho, foi adquirido um avião com capacidade multimissão para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

A aeronave, um Cessna Grand Caravan EX, recebeu o prefixo PS-CBD e foi batizada de RESGATE 09. Podendo transportar até 9 passageiros e 2 pilotos, com velocidade máxima de cruzeiro de 361 km/h, um alcance máximo de 1.802 km e teto operacional a 25.000 pés (7620 metros de altitude), o RESGATE 09 cumprirá missões de transporte (aeromédico, de órgãos e tecidos para transplante, de tropa e equipamentos, de medicamentos, vacinas, alimentos), de busca e salvamento, monitoramento de incêndios, monitoramento ambiental, levantamento estratégico, além de outras ações de proteção e defesa civil.

 

Após o processo de efetivação da compra e o treinamento das equipes, o Comando de Aviação do CBMDF executou com sucesso a primeira missão de de salvamento com o RESGATE 09.

Com o avião configurado para transporte aeromédico, a tripulação composta por dois pilotos, um médico, um enfermeiro (SAMU-DF), um operador aero-tático e um operador para apoio em solo, decolou do Aeroporto Internacional de Brasília as 10h13, com destino a cidade de Barreiras – BA, onde pousou às 11h49. A paciente, uma mulher com 53 anos, vítima de acidente de trânsito, em tratamento no Hospital Geral Oeste, foi embarcada às 14h15, sendo plenamente assistida pela equipe médica e pelos equipamentos instalados a bordo. Às 14h31 foi iniciado o regresso ao Distrito Federal, com o pouso em Brasília acontecendo sem intercorrências às 16h17. Em continuidade à missão e numa demonstração de coordenação fina, uma Unidade de Resgate do CBMDF já estava posicionada para completar a remoção terrestre até o hospital onde será dada continuidade ao tratamento.

A participação do CBMDF em operações de Busca e Resgate já é consagrada, tendo colaborado em dezenas de ocasiões, levando a solidariedade da população do Distrito Federal a diversos cantos do Brasil e do Mundo. A incorporação do RESGATE 09 a frota da Corporação amplia essa capacidade de ajuda e demonstra de maneira inequívoca o compromisso do Governo do DF com a segurança pública e com o apoio a todos que vierem a precisar do CBMDF.

Fonte: Serviço Operacional de Informação Pública SOINP/CBMDF

Mais lidas

Janja publica vídeo de Lula e presidente f...
Governo do Brasil anuncia renovação automá...
BRB anuncia novos executivos para áreas es...
...