DF realiza vacinação itinerante contra raiva neste sábado (16)

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Recomendação do Ministério da Saúde é que cães e gatos sejam vacinados anualmente contra a raiva | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Vacinação antirrábica itinerante reforça proteção de cães e gatos no DF

Neste sábado (16), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realiza mais uma etapa da vacinação itinerante contra a raiva para cães e gatos. A iniciativa integra a campanha anual de imunização, tradicionalmente intensificada em setembro, e busca ampliar a cobertura vacinal para além do calendário fixo.

A vacina está disponível durante todo o ano nos 15 núcleos regionais de Vigilância Ambiental em Saúde e na Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde. Essencial para a saúde pública, a imunização previne a doença tanto em animais quanto em humanos. Transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, a raiva é fatal se não for prevenida.

Segundo a veterinária Marcelle Farias, da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses, a estratégia itinerante surgiu para atender demandas específicas.

“Muitas pessoas não conseguem participar da campanha anual, por isso ampliamos a oferta com ações móveis e postos fixos. Nosso objetivo é garantir acesso, especialmente em áreas rurais ou regiões descobertas”, explica.

Como participar

  • Periodicidade: a vacina deve ser aplicada anualmente, inclusive após a primeira dose.

  • Requisitos: animais saudáveis, com mais de três meses; tutores maiores de idade com documento de identificação; uso de coleira, focinheira ou caixa de transporte.

  • Fêmeas prenhas ou lactantes: podem receber a imunização normalmente.

  • Agendamento: não é necessário para postos fixos ou itinerantes. Para solicitar ação itinerante, é preciso contatar o núcleo regional, que avaliará a viabilidade.

 

Vacinação preventiva

Veja, abaixo, os locais em que equipes dos núcleos de vigilância ambiental da SES-DF aplicarão o imunizante em cães e gatos.

⇒ Condomínio Total Ville – Santa Maria
Endereço: Comércio Local, Loja 17
Horário: das 9h às 12h

⇒ Agro Veterinária Mundo Animal – Vicente Pires
Endereço: Quadra 3 Conjunto 9 Trecho 3 Loja 1
Horário: das 8h às 14h

⇒ Feira do Produtor – Vicente Pires
Endereço: Rua 4A, quiosques 3 e 4 – Agro Pet Vivendas
Horário: das 8h às 14h

⇒ Agrofort Pet – Vicente Pires
Endereço: Rua 5, Chácara 114, Lote 10, Loja 1
Horário: das 8h às 14h

⇒ Animal Park Clínica Veterinária – Vicente Pires
Endereço: Quadra 10, Conjunto 2, Lote 1, Loja 3 – Colônia Agrícola Samambaia
Horário: das 8h às 14h

⇒ Vila Pet – Sobradinho
Endereço: Quadra 1
Horário: 9h às 17h

⇒ Feirinha do Condomínio RK – Sobradinho
Horário: 9h às 17h.

 

Possíveis reações

São comuns reações leves, como dor no local, falta de apetite ou prostração. Casos de reação alérgica exigem atenção imediata: coceira, inchaço, dificuldade para respirar e, em situações graves, risco de parada respiratória. Nesses casos, é fundamental procurar atendimento veterinário no posto ou núcleo responsável.

Programação

Os locais e datas das ações itinerantes são definidos pelos núcleos regionais e divulgados no site da SES-DF, na página de pontos de vacinação, com atualização constante.

Prevenção para humanos

Em caso de mordida ou arranhão por animal sem imunização contra a raiva, é imprescindível procurar imediatamente um posto de saúde para iniciar o protocolo de vacina antirrábica humana. Para mais informações, acesse este link. 

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

Senac DF abre inscrições para cursos em 2026
Caiado amplia segurança com novas bases aé...
Hungria: Um gesto que reacende a vida
...