Continuando com a missão de levar a todos a oportunidade de vacinação contra a Covid-19, o governador em exercício, Paco Britto (Avante), ao lado do secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, divulgou nesta tarde de sexta-feira (14), em entrevista coletiva, o Plano de Mobilização de Leitos e utilização de escolas da rede de ensino público como pontos de imunização para aproximar as crianças de 5 a 11 anos das doses da vacina infantil Pfizer
A busca é pela agilidade e atingir o público-alvo com maior eficiência possível. Haverá onze pontos de vacinação espalhados pelo Distrito Federal.
A campanha de vacinação infantil começa às 8h deste domingo (16), nos 11 pontos de imunização anunciados pela Secretaria de Saúde.
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) conversou com o governador em exercício, segundo este último, onde pediu que o seu substituto faça cumprir a determinação de abertura imediata de mais leitos de tratamento intensivo.
Mais detalhes serão apresentados na quarta-feira (19), informou Pafiadache. “Faremos uma coletiva com o objetivo de apresentar o plano de vacinação para a abertura das escolas, que será em 14 de fevereiro. É a vacina indo ao encontro do nosso estudante”, disse o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache.
Uma outra importante ação é a preparação de possível aumento da infecção pela variante Ômicron. Trata-se do Plano de Moobilização de Leitos, outra parte imprescindível para enfrentar o que já se chama de terceira onda no bojo do enfrentamento à pandemia de Covid-19. Ele contempla sete fases de mobilização, a serem ativadas de acordo com a variação da demanda por leitos.
A partir desta sexta-feira (14), já como primeira fase do plano, estão disponibilizados a dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Samambaia.
Os demais dez leitos serão abertos na quarta-feira (19). Caso seja preciso, serão ofertados até 217 leitos de UTI na rede pública, além de 133 contratados na rede privada.