Vice-governadora do DF destaca urgência do tema e pede atenção especial às mulheres e à população em situação de rua
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), destacou nesta quarta-feira (12) a importância de um debate amplo e qualificado sobre Segurança Pública durante encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e governadores alinhados à direita.
Celina elogiou a iniciativa de Motta em colocar o tema no centro das discussões nacionais e afirmou que a segurança é uma das maiores preocupações da população, especialmente das mulheres.
“A luta ativa que o nosso presidente da Câmara tem travado — e falo aqui como quem já foi deputada federal, já esteve nesta Casa e coordenou a bancada feminina — mostra o quanto o tema da Segurança Pública é urgente. É um assunto que preocupa e incomoda muito as mulheres, e nós precisamos falar sobre isso”, afirmou Celina em coletiva de imprensa.
De acordo com a vice-governadora, o encontro teve como objetivo ouvir os governadores e reunir propostas concretas para modernizar a legislação e fortalecer ações efetivas na área.
“Cada um dos governadores apresentou pontos importantes que precisamos abordar e aproveitar essa grande oportunidade para promover um debate amplo e qualificado”, completou.
Além de Celina, participaram da reunião os governadores Cláudio Castro (PL-RJ), Ronaldo Caiado (União-GO), Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB-GO).
A vice-governadora também mencionou a abertura do congresso da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), realizada no dia anterior, onde ouviu pronunciamentos do presidente do STF e do ministro da Justiça sobre o mesmo tema.
“A Grécia está discutindo Segurança Pública, e 80% da população brasileira quer falar sobre isso também”, observou.
REUNIÃO DOS GOVERNADORES COM O PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL, DEP. HUGO MOTA (REPUBLICANOS) Fotos: George Gianni / VGDF
Celina ressaltou o consenso entre os governadores sobre a necessidade de atualizar o marco legal da Segurança Pública, garantindo mais autonomia e condições aos estados para executar políticas efetivas. Ela também defendeu que o debate inclua ações voltadas à população em situação de rua e o fortalecimento do sistema de justiça para acolher essas pessoas e enfrentar as causas estruturais da violência.
“Temos a grande oportunidade de construir uma legislação moderna, que permita aos governadores executar políticas públicas de forma efetiva. Também precisamos garantir que o sistema de justiça possa acolher, de verdade, a população em situação de rua”, enfatizou.
Encerrando, Celina definiu o momento como uma “chance real de promover uma grande Constituição Nacional sobre Segurança Pública”, reunindo Congresso, estados e sociedade civil em torno de soluções conjuntas para o tema.
REUNIÃO DOS GOVERNADORES COM O PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL, DEP. HUGO MOTA (REPUBLICANOS) Fotos: George Gianni / VGDF