Ceilândia terá audiência pública sobre nova Luos em outubro

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
XILOGRAVURA DO PROFESSOR DE ARTE-MENDELSON- CEM 09 DE CEILÂNDIA 27 DE MARÇO DE 1971 – 27 DE MARÇO DE 2025
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Seduh convoca audiência pública para debater uso e ocupação do solo em Ceilândia

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) convocou a população para audiência pública que discutirá o Estudo para Dinamização da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) na Região Administrativa de Ceilândia. O encontro será realizado no dia 6 de outubro, às 19h, no Anfiteatro da Casa do Cantador (QNN 32, Área Especial G, Ceilândia Sul).

A convocação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (5). O objetivo é apresentar propostas de atualização das regras de uso e ocupação do solo, visando melhor aproveitamento dos espaços urbanos, compatibilização de usos e incentivo ao desenvolvimento local.

“Partindo do reconhecimento de que a dinâmica urbana é um processo em constante transformação, a proposta se fundamenta tanto nas normativas aplicáveis quanto nas demandas da população, identificadas por meio da Administração Regional e dos processos recebidos na Seduh, aliadas ao conhecimento técnico sobre a realidade territorial”, explicou a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Seduh, Letícia Luzardo.

Entre as propostas, está a permissão para que lotes da Área de Desenvolvimento Econômico de Ceilândia Norte combinem comércio ou serviços no térreo com moradia nos pavimentos superiores. Hoje, o uso residencial é proibido nesses terrenos. Outra medida prevê a reclassificação de áreas exclusivamente residenciais para uso misto, permitindo comércios e serviços de bairro, como padarias, barbearias e escritórios, além de atividades produtivas compatíveis.

Segundo a Seduh, essas alterações buscam aproximar moradia, trabalho e serviços, reduzir deslocamentos e impulsionar a economia local, respeitando os parâmetros da Luos, como recuos, gabarito e níveis de incomodidade.

Todas as informações que embasam o debate estão disponíveis no site da Seduh, na seção Audiências Públicas 2025.

Após a audiência, as contribuições da população serão analisadas pela equipe técnica da secretaria. O texto final será submetido ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) e, se aprovado, poderá ser encaminhado pelo Executivo à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Audiência pública – Estudo de Dinamização da Luos em Ceilândia


📅 Data: 6 de outubro de 2025 (segunda-feira)
🕖 Horário: 19h
📍 Local: Anfiteatro da Casa do Cantador (QNN 32, Área Especial G, Ceilândia Sul)

Com informações da Seduh

Mais lidas

Ceilândia terá audiência pública sobre nov...
Raphinha denuncia racismo contra filho na ...
Caiado recebe maior honraria concedida pel...
...