BRB assina protocolo de intenções para revitalização do Teatro Nacional

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

O acordo integra uma análise financeira das ações de revitalização no espaço cultural fechado desde 2014.

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) publicou, nesta segunda-feira (14/9), que o Banco de Brasília (BRB) assinou na última sexta-feira (11) um protocolo de intenções com a pasta e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para analisar financeiramente as ações de revitalização previstas para o Teatro Nacional.

“Esse é um passo decisivo para que possamos reabrir as cortinas de um dos palcos mais importantes do Brasil. O Teatro Nacional passa a integrar as prioridades do governo do Distrito Federal para dar início a uma nova fase de transformação do país, quando finalmente superarmos a crise da pandemia”, afirmou o secretário Bartolomeu Rodrigues em publicação da Secec.

O espaço cultural está fechado desde 2014 por não atender às normas de segurança e acessibilidade vigentes. Em 2017, o Foyer da Sala Villa Lobos foi reaberto para visitação do público. A abertura da área faz parte do processo de recuperação do Teatro Nacional que deve ocorrer em um projeto fracionado concluído há dois anos para que a reforma ocorra em cinco etapas. A ideia seria iniciar pela Sala Martins Pena.

No ano passado, durante a gestão do secretário Adão Cândido, a Secec chegou a anunciar que usaria recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para custear a reforma. No entanto, após protestos da classe artística, a pasta voltou atrás. No início deste ano, o governo do DF e o Ministério da Justiça assinaram um convênio no valor de R$ 33 milhões para as obras no espaço.(CB)

 

Mais lidas

Novo Marco de Seguros revoluciona regras e...
STF decide hoje futuro do mandato de Carla...
CLDF garante Aluguel Social para Mães Atíp...
...