Disputa por ministérios: Alckmin resiste, Pacheco na mira

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Lula, presidente eleito, e Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito. (Foto: Ricardo Stuckert/Lula)
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Governo debate futuro de Alckmin no MDIC e possível nomeação de Pacheco para Ciência e Tecnologia

 

 

Aliados do governo tentam encontrar um espaço para o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na Esplanada e cogitam tirá-lo do MDIC, ocupado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. No entanto, petistas defendem que Pacheco vá para o Ministério da Ciência e Tecnologia, atualmente comandado por Luciana Santos (PCdoB).

A sintonia de Alckmin com Lula e Haddad fortalece sua permanência no MDIC, mas setores da indústria criticam sua proximidade com a Fazenda. Para o governo, porém, ele é um defensor da indústria, sendo lembrado por medidas como a taxação de importações de até US$ 50.

Entre petistas, Alckmin ganhou um novo apelido: de “picolé de chuchu” passou a ser o “picolé de melancia” — doce, refrescante e vermelho por dentro. Sua permanência no ministério é vista como estratégica para 2026, podendo abrir caminho para uma candidatura ao governo de São Paulo, caso Tarcísio de Freitas dispute a Presidência.

Enquanto isso, Pacheco é cogitado para a Ciência e Tecnologia, pasta do PCdoB. Lula deseja vê-lo governador de Minas e analisa cuidadosamente as mudanças na Esplanada, visando garantir apoio até as eleições.

Mais lidas

80 anos do fim da Segunda Guerra: Curta! e...
Homem morre e ressuscita na Bahia
Senac-DF oferece 800 vagas com bolsas de a...
...