Diretor-Geral da Abin prestará esclarecimentos sobre espionagem ilegal no Congresso

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Luiz Fernando Corrêa é aprovado para cargo de diretor-geral da Abin. Foto: Leonor Calasans/IEA-USP/Divulgação

Luiz Fernando Corrêa será questionado sobre a suposta espionagem ilegal de adversários de Bolsonaro, em meio a exonerações e demissões na agência de inteligência

 

Por Flávio Souza/Estagiário

 

 

Nesta quarta-feira (25), o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, será convocado para depor perante a Comissão de Atividades de Inteligência do Congresso. Ele enfrentará questionamentos acerca da ferramenta utilizada pela agência para alegada espionagem ilegal de opositores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

 

O governo tomou medidas recentes em relação à Abin, exonerando Paulo Mauricio Fortunato Pinto do cargo de secretário de Planejamento e Gestão da agência. Além disso, na semana anterior, dois diretores da Abin foram destituídos de seus cargos após serem detidos pela Polícia Federal. As investigações apontaram para 33 mil acessos indevidos à localização telefônica sem autorização judicial durante a gestão de Alexandre Ramagem, atual deputado pelo PL e nomeado por Bolsonaro, que integra a comissão parlamentar.

Mais lidas

Problema no quadril pode causar desconfort...
Brasilienses pedalam mais de 614 mil quilô...
Vacinação contra meningite no DF
...