Flávio Bolsonaro, Marcos Rogério e Damares Alves assumem comissões estratégicas no Senado
Com o retorno de Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência do Senado, a direita garantiu a liderança de comissões importantes na Casa. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi designado para comandar a Comissão de Segurança Pública, enquanto Marcos Rogério (PL-RO) assumiu a Comissão de Infraestrutura. Já a Comissão de Direitos Humanos ficou sob a presidência de Damares Alves (Republicanos-DF).
O Partido Liberal (PL) também deve liderar a Comissão do Esporte. Outras comissões, como as de Comunicação e Direito Digital, Defesa da Democracia e Transparência, ainda aguardam definição de lideranças.
Os presidentes das comissões são indicados pelos líderes partidários, que negociam os nomes para cada grupo. Segundo Marcos Melo, diretor da Secretaria de Comissões, os presidentes têm o chamado “poder de agenda”, permitindo-lhes definir as pautas das reuniões e escolher os relatores dos projetos.
As comissões iniciam seus trabalhos somente após a constituição dos membros e a eleição de seus presidentes e vices. Além de analisarem propostas legislativas, esses grupos possuem prerrogativas como convocar ministros, realizar sabatinas de indicados a tribunais e embaixadas, fiscalizar ações governamentais e promover audiências públicas.