Dia da Consciência Negra é celebrado com festival no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Renato Alves / Agência Brasília

 

Festival na Torre de TV celebra cultura afro-brasileira com shows, gastronomia e reflexão no Dia da Consciência Negra

 

 

O governador Ibaneis Rocha oficializou, nesta quarta-feira (20), o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como uma manifestação cultural do Distrito Federal, durante a assinatura de um decreto na Torre de TV. O ato integrou o Festival Consciência Negra 2024, que ocorre desde a última segunda-feira (18) e agora faz parte do calendário oficial da capital.

“É uma data muito importante para celebrarmos avanços e conscientizarmos contra o racismo”, declarou o governador, destacando que o feriado nacional, instituído no fim do ano passado, criou um momento propício para amplificar essa comemoração.

O evento, promovido pelas secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), com o apoio de entidades como o Sesc e o Ministério do Turismo, reuniu exposições, gastronomia afro-brasileira, moda e shows de grandes artistas como Seu Jorge, Ellen Oléria e Nação Zumbi. Nesta quarta-feira, as apresentações de Olodum, Vanessa da Mata e Tribo da Periferia encerram a celebração.

Avanços e reflexões

 

Claudio Abrantes, secretário da Secec-DF, destacou que o festival foi além das apresentações artísticas ao promover debates sobre políticas públicas para combater o racismo e valorizar a cultura negra. “É uma luta histórica que precisa ser celebrada e refletida, abrindo espaço para a maior parcela da nossa população, que é a população negra”, afirmou.

A secretária Marcela Passamani enfatizou que o DF lidera iniciativas para afrodescendentes, como cotas de 20% em estágios e concursos públicos e políticas de afroempreendedorismo. “Brasília sempre esteve à frente na pauta de igualdade racial, e o festival mostra que celebramos não apenas a cultura, mas também a transformação e o respeito”, pontuou.

Organização e segurança

 

Com estrutura montada na Torre de TV, o festival também contou com um plano de segurança eficiente. Segundo Alexandre Patury, secretário-executivo de Segurança Pública, o evento registrou tranquilidade em todas as noites, mesmo com um público estimado em 40 mil pessoas na última terça-feira (19).

O Dia da Consciência Negra homenageia Zumbi dos Palmares, líder quilombola assassinado em 20 de novembro de 1695, e reforça a luta pela igualdade racial, celebrando a riqueza da cultura afro-brasileira e a conquista de novos espaços na sociedade.

 

Mais lidas

Influenciadora é assassinada durante live ...
Política de IA de Goiás atrai atenção da A...
STF condena Carla Zambelli a 10 anos de pr...
...